Revitalização

Iphan revitaliza casarão que abrigará Casa do Tambor de Crioula

Obra foi iniciada em dezembro de 2011 e será concluída em março de 2015.

Na Mira / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

O casarão localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís, que abrigará a Casa do Tambor de Crioula, está sendo recuperado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tem por objetivo restaurar e reabilitar o imóvel para servir de espaço cultural e patrimonial voltado ao tambor de crioula. A obra foi iniciada em 15 de dezembro de 2011 e será concluída em 19 de março de 2015.

A recuperação do imóvel faz parte do plano de Salvaguarda realizado pelo Iphan, para preservar e promover a continuidade do bem cultural, envolvendo os poderes públicos federal, estadual e municipal, organizações da sociedade civil e entidades de tambor de crioula.

Segundo a superintendente do Iphan, Kátia Bogéa, o espaço terá vários ambientes e exposição permanente para que a população e os visitantes compreendam melhor a história do tambor de crioula como manifestação cultural e dar sustentabilidade aos grupos. "O projeto tem vários eixos. Além da preservação e exposição da cultura, ele tende a valorizar os associados ao tambor de crioula e incentiva para que eles consigam se manter por meio da realização de projetos, oficinas e apresentações no local", explicou.

A Casa do Tambor de Crioula terá biblioteca com acervos especializados em cultura popular, estúdio de gravações de CD que os associados poderão alugar para terceiros, como instrumento de renda para o tambor de crioula, além de uma loja de indumentárias, materiais e instrumentos relacionados ao tambor de crioula e cultura popular, espaços de apresentações e visitações e salas de oficinas de dança e ritmos também completaram o espaço. Depois de concluído, o local ficará sob a responsabilidade do Centro de Cultura Domingos Vieira Filho.

A fachada, telhados, pisos, escadas e as paredes de ruínas serão mantidas originalmente na restauração. Segundo o engenheiro responsá-vel e fiscal da obra, José João Cardoso, a obra está sendo construída com 80% de estrutura metálica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.