Literatura

Festival Geia de Literatura começa nesta quarta, em São José de Ribamar

Evento, que chega na 9ª edição, ocorre até sexta-feira (30), com várias atividades literárias.

Na Mira / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

A festa literária promovida pelo Festival Geia de Literatura começa nesta quarta-feira (28), em São José de Ribamar. Até sexta-feira a cidade santuário receberá escritores, palestrantes, estudantes e amantes das letras em geral em um evento que celebra, este ano, sua nona edição. A programação tem início às 10h e prossegue até as 18h em escolas, na Casa Paroquial e Praça da Matriz. Hoje será lançado o livro Dr. Bruxelas & Cia., de Fulgêncio Pinto.

A obra integra a Seleção Geia de Temas Maranhenses e será lançada às 17h30, na Praça da Matriz. Trata-se da segunda edição do livro, que foi publicado pela primeira vez em 1924, tendo restado, desta tiragem, poucos exemplares. A obra retrata os costumes de uma São Luís do início do século passado e cuja edição atual será autografada pela cantora Flávia Bittencourt, que é neta do autor e fará, no lançamento, um pocket show, além da noite de autógrafos.

Coube à família de Fulgêncio Pinto o empenho para resgatar a obra que deu origem à segunda edição. De acordo com Flávia Bittencourt, Fulgêncio Pinto publicou apenas este livro, mas deixou outros inéditos que a família pretende editar posteriormente.

Jornalista, músico, escritor e folclorista, ele traz em Dr. Bruxelas e Cia. um retrato colorido de uma São Luís que o tempo levou, mas que ficou registrada nas páginas do livro. José Pinto, que é filho de Fulgêncio e pai de Flávia Bittencourt, lembra que tinha um exemplar da obra, mas que emprestou a um amigo do pai que não o devolveu. “Sabíamos que havia uma cópia da primeira edição na Biblioteca Pública Benedito Leite, mas depois não a encontramos mais. Passados alguns anos pedi ao meu filho para pesquisar na internet e descobrimos um exemplar que estava sendo vendido em um sebo no Rio de Janeiro e o compramos. Foi este livro que serviu de base para esta edição atual”, explica José Pinto.

Com o livro em mãos era hora de buscar apoio para a republicação. “É o resgate de uma obra importante, pois descreve o cenário da época em que ele viveu, que foi a virada do século XIX para XX. Com certeza servirá de base para pesquisas de alunos e interessados no tema que agora podem ter o livro ao alcance das mãos”, festeja Flávia Bittencourt.

Para a neta, que de certa forma trilha os passos do avô, o momento é de satisfação. “Desde pequena ouço artistas como César Teixeira, Lopes Bogéa e Antonio Vieira falarem do meu avô, de como ele transitava com facilidade entre os artistas e o povo. Acho que herdei dele um pouco disto, embora não tenha tido contato com ele”, diz Flávia Bittencourt.

Para ela, “esta edição, possível graças ao Instituto Geia, é um resgate da memória da cidade, um livro que nãopoderia ficar perdido”. “Vejo esta publicação como uma apresentação ao inverso, pois, em vez de o avô apresentar a neta é, de certa forma, a neta que reapresenta o avô”, assinala a cantora.

Autor - Fulgêncio Pinto nasceu em São Luís em 1º de janeiro de 1894 e morreu em 31 de maio de 1960. Foi funcionário público do Tribunal Regional Eleitoral e escrevia em jornais como O Povo, Pacotilha, Diário de São Luís, Folha do Povo e Cidade de Pinheiro.

Fulgêncio Pinto publicou, em forma de fascículos, a novela Narrativas Orientais em 1921 no jornal Diário de São Luís. Integrou o grupo Núcleo Naturista Maranhense.

José Pinto conta que o pai deixou alguns livros inéditos que estão com a família. “Tem um romance e outro livro chamado História sobre Alcântara cujos originais estão conosco e que vamos fazer um esforço para publicá-los”, adianta.

Foi com base em de seus livros que Flávia Bittencourt pinçou o refrão da música Pamonha, que está em seu primeiro disco. “A minha tia cantava sempre este refrão e quando fui gravar o disco,me lembrei dele. Pedi ao meu pai que terminasse a letra e eu a musiquei”, explica a cantora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.