Evento

Caminhada gratuita contra a dor crônica em São Luís

São Luis recebe o 'Pare a Dor' no próximo domingo, às 8h, na Lagoa.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

No dia 28 de julho, será realizada mais uma edição da 'Caminhada Pare a Dor', em São Luis (MA). A ação é da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), com o apoio da Zodiac Farmacêutica, e passa por várias capitais e cidades brasileiras. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de quem sofre com dores e orientar os tratamentos mais corretos. A caminhada é acompanhada por profissionais da área – fisioterapeuta e personal trainere é gratuita e bem simples de participar.

A ação será realizada às 8h, na APA da Lagoa Jansen, em São Luis. Quem quiser participar deve comparecer ao local, preencher uma ficha e retirar a camiseta da campanha para usar durante o percurso.

No Brasil, aproximadamente 60 milhões de pessoas sentem algum tipo de dor. Especialistas alertam que a dor aguda é um sintoma de algo que acontece no corpo, já a dor crônica, aquela que dura mais que três meses, é a própria doença do indivíduo e prejudica a qualidade de vida. A Caminhada Pare a Dor serve para conscientizar a população da importância do diagnóstico e auxílio profissional precoce. As caminhada ajuda, pois o exercício físico tem o potencial de liberar analgésicos que nosso organismo produz, mas a atividade tem que ser regular para surtir o resultado esperado.

Médicas presentes:

Dr. João Batista Santos Garcia, anestesista
Dra. Anamada Barros Carvalho, fisiatra
Fisioterapeuta Giovana de Fátima Chaves Fernandes
Professora de educação física Patrícia Karla Medeiros Mota
Enfermeira Erica Brandao
Enfermeira Ildely Niedja Araújo Costa

SERVIÇO:
Caminhada Pare a Dor
Cidade: São Luis (MA)
Local: APA Lagoa da Jansen

Quando: Domingo (28 de julho), às 8h

Saiba Mais
O que é dor - Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 30% da população mundial sofrem de dor crônica. No Brasil, esse número chega a quase 60 milhões de pessoas. De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), ela se caracteriza por uma experiência física e emocional desagradável associada a uma lesão dos tecidos real ou potencial.

A dor crônica de origem musculoesquelética como Dores lombares, cervicais e articulares são as causas mais frequentes da busca por auxílio médico. Para conhecer o impacto da dor na vida de cada indivíduo, criaram-se formas de mensurá-la, com questionários de avaliação da dor. Como exemplo podemos citar a escala numérica de zero a dez, onde zero indica ausência de dor e 10 a pior dor possível. Para obter um diagnóstico e tratamento correto, é importante procurar uma equipe multiprofissional especializada no Tratamento das Dores, disponíveis em vários serviços públicos e privados do Brasil.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.