Fossa Nostra

Dor de cotovelo é tema de festa com o DJ Jorge Choairy e Los Contrabandistas

Fossa Nostra ocorre neste sábado, dia 27, com a assinatura da Carruagem Produções.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

Tema recorrente na história da música brasileira, a dor de cotovelo serviu de mote para muitos clássicos de nosso repertório. Todo compositor que se preze já teve seus descaminhos e desilusões amorosas transpostos para versos e melodias. A “fossa” rendeu sucessos para muitos. Em homenagem a este acervo cultural, no dia 27 de julho (sábado), a Carruagem Produções apresenta a festa Fossa Nostra, uma versão dançante para a dor de cotovelo, com o DJ Jorge Choairy e a banda Los Contrabandistas. O evento contará também com a participação das cantoras Tássia Campos e Priscila Serejo.

Esta é a 5ª parceria da Carruagem, formada por Luiza Teixeira e Wilka Sales, com o DJ Jorge Choairy em festas com propostas diferenciadas, tanto nos temas quanto nas ambientações. Assim foi com “O Baile de Todos os Tempos”, um passeio musical pelas pistas de dança de diversas décadas do século 20; “Carnavália”, um baile de carnaval por excelência; “Tropicália”, o movimento musical revisto pela ótica da atualidade e, mais recentemente, o “Baile Perfumado”, o som regional tratado com muito bom humor que poderia ser ouvido numa festa no cangaço ou num salão de um cabaré.

O tema agora parece espinhoso. Só parece. Fossa Nostra vai buscar na música o que a dor de cotovelo gerou de sucessos e que até hoje preenchem nosso cotidiano auditivo. Dores de amores em prosa e verso compostos e cantados por gênios da música brasileira. E dá pra fazer uma festa com isso? Aí reside o desafio que a Carruagem Produções se propõe e convida o público pra uma experiência que pretende ter efeito catártico.

Além da pesquisa musical do DJ Jorge Choairy, a noite terá na première a banda Los Contrabandistas. Formada por José Ericeira (vocais), Rodrigo Smith (guitarras), Paulo Silva (baixo), Carlos Junior (bateria) e Richard (teclados), o grupo faz parte do casting da Frequência Produções e contará com a participação mais que especial das cantoras Tássia Campos e Priscila Serejo, que subirão ao palco para fazer valer suas dores de amores melódicas.

SAMBA E BLUES

Antes de tudo, uma provocação: São Luís tem mais a oferecer do que o reggae, do que o ecoar das matracas e tambores, do que as saias rodadas e do que os tradicionais blocos afros e carnavalescos. Não há, e não se pretende menosprezar tais riquezas, pois, nós maranhenses somos, em algum momento da vida, influenciados por elas.

Mas também não podemos esquecer que a Ilha é negra e inspira além dos salões jamaicanos outras influências musicais. E Los Contrabandistas propõe aproximar samba e blues com o objetivo de enfatizar que a semelhança destes gêneros, à primeira vista tão díspares, está na raiz, na dor, na saudade, no coração partido, na esperança, no desespero, na alegria, na dor de cotovelo, na tristeza e em todos os sentimentos que brotam da voz de quem canta.

Sambas conhecidos e reverenciados por várias gerações ganham novas e deliciosas versões. Canções como: “Feitio de Oração” de Noel Rosa; “Escândalo” de Ângela Rô Rô; “Como dois e dois” de Roberto Carlos; “Flor e Espinho” de Nelson Cavaquinho; “Acontece” de Cartola; “Mil perdões” de Chico Buarque; “Tigresa” de Caetano Veloso e “Por causa de você” de Dolores Duran.

As releituras e o “blusado” são a novidade do show que foi pensado para agradar todos os públicos. Nas malas pretas desse bando de Contrabandistas encontra-se um arsenal que pretende acabar com a mesmice e movimentar o cenário musical da cidade. Porque para eles Noel Rosa é Robert Johnson, Nelson Cavaquinho é Muddy Waters e São Luís é Saint Louis. E isso nada tem de ilegal!

SERVIÇO:

Festa Fossa Nostra, com DJ Jorge Choairy e banda Los Contrabandistas Participações especiais de Tássia Campos e Priscila Serejo
Dia: 27 de Julho (sábado), às 21h
Local: Barulhinho Bom (Lagoa da Jansen)
Ingressos no local: R$10

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.