Dia Mundial do Rock

Conheça a engenharia de uma banda de rock

Vocal, guitarra, contrabaixo, bateria: você sabe como funciona cada um numa banda?

Jonas Sakamoto / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

Neste dia 13 de abril é comemorado mais um Dia Mundial do Rock, estilo musical este que, simplesmente, faz parte da vida de muitas pessoas ao redor do mundo, seja como fã, artista, compositor ou músico, o rock possui várias vertentes e hoje é consolidada no meio musical e revela diariamente cada vez mais bandas. Mas você já se questionou como funciona uma banda? Como é do lado de lá dos palcos? E como cada integrante trabalha pra entregar sua música da melhor maneira possível?

Foi pensando nessas perguntas que o Imirante elaborou esta matéria que vai explicar para você como funciona a engenharia de uma banda e como os integrantes se organizam e dedicam-se a missão de entreter o público. Para isso, conversamos com músicos de bandas da cidade de São Luís em que eles falaram um pouco de seus instrumentos e importância deles em uma banda de rock.

Vocalista

 André Nadler, vocalista e guitarra da banda Jack Devil. Foto: Divulgação.
André Nadler, vocalista e guitarra da banda Jack Devil. Foto: Divulgação.

A figura que cuida da linha de frente, de conversar e cantar as músicas é muito mais do que apenas a função de vocalista. Para André Nadler, vocalista da banda Jack Devil. "Um frontman, cuja a coordenação do palco e a atmosfera criada durante o espetáculo fica em boa parte na sua responsabilidade e propósito. É certo que sem um frontman, sem a linha de frente da banda, nada funcionará perfeitamente." O vocalista cuida da troca de energia e informação feita entre a banda e o público, e além disto, é necessário um cuidado com seu principal instrumento, a voz. Algumas vertentes do rock possuem um vocal mais gritado e sujo, "Os gritos no rock simbolizam muito mais do que o que parecem ser, são gritos que muitas vezes representam a nossa inconformação com a sociedade e seus parâmetros, os gritos que demonstram nossa rebeldia e maneira de protestar contra o que não concordamos". A função do vocalista engloba funções como: Dialogar, interagir, agitar e levar por meio da letra o sentimento que a música transmite.

Guitarrista

 Márcio Glam, guitarrista das bandas Página 51 e Púrpura. Foto: Divulgação.
Márcio Glam, guitarrista das bandas Página 51 e Púrpura. Foto: Divulgação.

Símbolo maior do rock, a guitarra é responsável pela parte melódica da música, seja por meio de dedilhados, solos, riffs e acordes. Para os leigos, a guitarra já vem com aquele som encorpado por si só, o que não é verdade. Em entrevista ao Imirante, o guitarrista e músico Márcio Glam explicou um pouco da magia deste instrumento: "A guitarra por si só não produz aquele som característico do rock. Para esse som ser reproduzido, você precisa plugar a guitarra em pelo menos um amplificador que tenha distorção, que é o efeito mais utilizado no Rock 'n' Roll". Outro ponto curioso para quem executa este instrumento são os pedais de efeitos que ficam posicionados a frente do guitarrista no palco, e suas funções são as mais diversas possíveis. "Os pedais servem para alterar o timbre natural da guitarra. Existem vários tipos de pedais e várias marcas, cada um produz um tipo de som característico. Temos pedais de ambiência, como Delay e Reverb, pedais de modulação, como Chorus e Phaser, e várias outras categorias de efeitos. No rock, geralmente se usa um Overdrive, que é uma distorção menos agressiva, o Distortion, que é a distorção propriamente dita e o Wah Wah, que é aquele famoso efeito que lembra um 'rosnado de gato'", complentou o músico.

Baixista

 Emanuel Maia, baixista das bandas Megazines e Royal Dogs. Foto: Divulgação.
Emanuel Maia, baixista das bandas Megazines e Royal Dogs. Foto: Divulgação.

Outro elemento que para a grande maioria passa despercebido é o baixista. Para muitos eles estão ali apenas cumprindo uma espécie de protocolo ou, simplesmente, não conseguem ouvir o som do baixo, peça esta fundamental e anda, muita das vezes, lado a lado com a bateria. Em entrevista ao Imirante, o baixista da banda Royal Dogs, Emanuel Maia, respondeu qual é a função do contrabaixo: "O contrabaixo na música faz a junção da harmonia com o ritmo, ou seja, cobrir aquele vazio que fica quando só se tem uma bateria e um violão ou guitarra tocando, porque o nosso instrumento além de rítmico (percussivo) ele é harmônico, assumindo assim o papel de unir o útil ao agradável". E não pára por aí, sua ausência pode ser muito sentida, "O contrabaixo tem um papel importantíssimo no estabelecimento do groove da música, tanto quanto a bateria. Sem ele, a música perde a sua maleabilidade, isto é, a elasticidade rítmica que caracteriza o groove. Pode-se dizer que a música tende a ficar de um certo modo 'vazia'." No meio rock 'n' roll, grandes nomes foram responsáveis pelo crescimento e constante importância deste instrumento. "Um grande baixista chamado Jaco Pastorius mostrou que o baixo elétrico tem uma infinidade de possibilidades, tanto harmônicas, quanto rítmicas e também de timbres, pois há muito o que se explorar neste instrumento. Talvez, por sua grande versatilidade, o baixo ainda continue muito presente na concepção do rock, principalmente, se levarmos em consideração o fato deste estilo musical ter uma imensa capacidade de se renovar", completou Emanuel Maia.

Baterista

 Ronaldo Lisboa, baterista da banda Fúria Louca. Foto: Divulgação.
Ronaldo Lisboa, baterista da banda Fúria Louca. Foto: Divulgação.

Responsável pelas batidas e performance mais intensa e movimentos frenéticos, o baterista é uma peça que chama atenção por levar e ditar o ritmo da música. A essência de uma bateria está no bumbo e caixa, eles que são os responsáveis por ditar o ritmo da música, os toms e pratos entram no sentido de complementar e dar mais energia e ganho neste ritmo, eles entram geralmente para compor a marcação ou preparar para a entrada de um novo compasso ou refrão, por exemplo.

Por fim, uma banda não funciona sem uma harmonia, sem ensaios, sem propósito, sem seus instrumentos, é lógico. Mas uma banda é formada por essas particularidades de cada instrumento e a função que cada um desempenha, seja levando a poesia em forma de letra, dedilhados ou riffs pesados, ou ainda na peculiaridade do baixo e batidas dos pratos e toms da bateria, uma banda é formada por seus integrantes e paixão que cada um tem com seu instrumento e a maneira que cada um desempenha sua função.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.