São João 2013

Fundação promove 'Arraial das Mercês' nesta quarta-feira

A festa oferece programação variada, realizada nos dias 19 e 26 de junho.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) abre suas portas, nesta quarta-feira (19), a partir das 17h, para realizar o ‘Arraial das Mercês’. O evento conta com a participação da comunidade do Desterro, que além da diversão, vai poder ter oportunidade de obter renda extra, com a comercialização das tradicionais comidas típicas do período junino.

A festa oferece programação variada, realizada nos dias 19 e 26 de junho, com segurança e tranquilidade. Nesta quarta, 19, haverá apresentação do Tambor de Crioula de Apolônio, seguido pelo Boi Lendas e Magias do Centro Histórico. O encerramento da noite será feito pelo Boi Novilho Branco, que traz a riqueza nas indumentárias das índias e vaqueiros. Já no dia 26, o Arraial das Mercês leva ao público a diversidade rítmica do Grupo Piaçaba, em um passeio pelas tradicionais manifestações folclóricas do Maranhão. O Tambor de Crioula de Mestre Felipe, Dança Portuguesa e Quadrilha também completam a programação. O público se despede dos brincantes com a apresentação do Bumba Meu Boi Mocidade Axixaense.

“É importante compreender que as festas juninas são de extrema riqueza e importância para nós, maranhenses. Neste período, temos a oportunidade de reverenciar ritmos, cores, batidas e sabores. A festa junina representa o momento mais significativo da cultura popular maranhense contribuindo para o fortalecimento de nossa identidade”, afirma a presidente da FMRB, advogada Anna Graziella Costa.

Mercês – Batizado de “Arraial das Mercês”, o espaço faz referência à origem do nome Convento das Mercês, onde a Fundação da Memória Republicana está sediada. Após a construção da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, foi edificado no local um convento, em 1664, posto sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção, posteriormente chamado pelo povo de Convento das Mercês. Ali viveram os primeiros frades mercedários, pioneiros da fé no novo mundo e membros da Real, Sagrada e Militar Ordem Calçada de Nossa Senhora das Mercês e da Redenção dos Cativos - uma ordem cristã, fundada por São Pedro Nolasco, em 1218, na Espanha (Barcelona/Catalunha), para libertar os cristãos que estavam sob o cativeiro dos mouros. Não foi por acaso que o padre Antônio Vieira, o maior orador sacro da Língua Portuguesa, pregou ali o Sermão a São Pedro Nolasco. Santo Antônio, São Pedro, São João e São Marçal agora passam a receber o reforço sagrado de Nossa Senhora das Mercês, durante o período junino de São Luís.

SERVIÇO

O QUÊ? ARRAIAL DAS MERCÊS

DIAS: 19 e 26/06

LOCAL: Sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira – (Convento das Mercês, Desterro)

ENTRADA: GRATUITA

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.