São João 2013

Aproveite os festejos juninos sem sabotar a dieta

Delícias típicas normalmente são fontes de muitas calorias.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

Além das brincadeiras, ritmos e trajes típicos, o período junino também tem um cardápio recheado de delícias como pamonha, bolo de milho, mingau, torta de camarão, vatapá, entre outras. Como é de se esperar, é quase inevitável resistir a tantas guloseimas.

O problema é que, além do sabor irresistível, muitas delas também são grandes fontes de calorias. Para quem está tentando emagrecer, é necessário ter cautela para evitar que o esforço de longo prazo vá por água abaixo em poucos instantes. “Muitos desses alimentos são ricos em açúcar e gorduras, especialmente os doces, o que pode ser prejudicial não só do ponto de vista físico, mas também da saúde”, explica a médica Hosana Reis, pós-graduada em nutrologia e medicina estética.

A especialista destaca que a ingestão de alimentos calóricos, principalmente carboidratos simples, estimula a produção e liberação do hormônio insulina pelo pâncreas. A insulina tem sido chamada de "hormônio que engorda", uma vez que atua na transformação do açúcar (glicose) em gordura. A insulina aumenta os níveis sanguíneos de triglicerídeos e aumenta, também, a produção hepática do colesterol ruim (LDL).

Moderação

Para não sair da dieta, o ideal é ter moderação na hora de se render às delícias típicas. “Vale lembrar que é possível comer de tudo, desde que não haja restrição alimentar, como alergias, e em quantidade reduzida”, explica a médica Hosana Reis. Como as festas costumam acontecer à noite, uma boa dica é jantar em casa para já estar saciado na hora que chegar ao arraial ou então substituir o jantar pela refeição no local da festa. O que não vale é fazer a refeição duas vezes.

Em relação aos doces, o ideal é começar pelo favorito, pois, dessa forma, evita-se de experimentar vários para só então chegar ao que mais agrada ao paladar. Outra boa alternativa são as receitas lights. A substituição dos ingredientes tradicionais pelas versões light é uma ótima opção para quem não quer sair da dieta sem abrir mão das delícias juninas.

Atenção para caloria

Maçã do amor – 432 Kcal

Cocada (70g) – 400 Kcal

Espiga de milho com manteiga – 200 Kcal

Pamonha (100g) – 171Kcal

Canjica (120g) – 136 Kcal

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.