Resíduos Sólidos

III Conferência Municipal de Meio Ambiente em São Luís

O evento será realizado entre os dias 20 e 22 no WH Rio Poty Hotel.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

Entre os dias 20 e 22 de junho, será realizado, em São Luís, a III Conferência Municipal de Meio Ambiente, no WH Rio Poty Hotel. Com o tema “Resíduos Sólidos”, a programação conta com palestras de autoridades no assunto e ainda estão previstas as eleições do Conselho Municipal do Meio Ambiente e dos Delegados Municipais de Meio Ambiente. Debates relacionados a quatro eixos temáticos serão discutidos durante o evento por representantes de todos os segmentos sociais.

Com o objetivo de mobilizar a comunidade ludovicense em prol de políticas sustentáveis em relação ao lixo e à implantação da coleta seletiva, serão abordadas as seguintes temáticas: Produção e Consumo Sustentáveis, Geração de Emprego e Renda, Redução de Impactos Ambientais e Educação Ambiental. Cada eixo terá dois palestrantes e um coordenador das instituições e dos órgãos envolvidos. A partir das discussões promovidas, serão elaboradas diretrizes para serem enviadas à reunião final, que acontecerá durante a Conferência.

O secretário municipal de meio ambiente, Rodrigo Maia, falou sobre a importância da participação da sociedade civil e dos empresários, junto ao poder público, para aperfeiçoar a gestão de resíduos sólidos na capital maranhense. “Não é possível desenvolver uma política de controle de resíduos sólidos eficiente e ambientalmente adequada, sem a participação popular, tanto na construção, quanto na fiscalização da implantação do processo”, declarou.

Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), o evento terá a participação de palestrantes de renome nacional e local. Dentre eles, o professor-doutor da USP, Sabetai Calderoni, o secretário de meio ambiente de Curitiba, Renato Lima, e o representante do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR), Severino Lima Jr. A coordenadora de Educação Ambiental da Semmam, Itapotiara Vilas Bôas, ministrará palestra sobre Educação Ambiental e o secretário municipal de meio ambiente, Rodrigo Maia, apresentará o software de melhoria na fiscalização e no monitoramento da coleta de resíduos da construção civil.

Salão da Sustentabilidade

No dia 20, quinta-feira, o credenciamento para a III Conferência Municipal de Meio Ambiente fica aberto das 12h às 18h. A partir do meio-dia, acontece a abertura de um espaço denominado “Salão da Sustentabilidade”. O espaço foi criado para promover, difundir e compartilhar conhecimento, tecnologias e experiências bem sucedidas de práticas sustentáveis. O Salão funcionará em paralelo às atividades do evento e é um ambiente destinado à exposição de ecoprodutos, ecoserviços e projetos na área de tratamento e gestão de resíduos.

Veja a programação:

Dia 20/06/2013

Circulação

• 12h às 18h - Credenciamento/ Visita a stands

• 18h30 às 19h - Recepção: apresentação do Tambor de Crioula

Auditório Principal

• 19h às 19h30 - Abertura oficial

Recepção: Moisés Nobre, cordelista

Participação de Ronaldo Hipólito, representante do Ministério do Meio Ambiente.

Execução do Hino Nacional e do Hino de São Luís pela banda da Guarda Municipal (Semusc).

• 19h30 às 20h - Palestra de abertura: “A experiência do município de Curitiba na implementação do gerenciamento de Resíduos Sólidos” – Renato Eugênio de Lima, Secretário de Meio Ambiente de Curitiba/PR.

• 20h às 22h - Leitura e aprovação do regulamento

Área da Piscina

22h – Coquetel de encerramento e apresentação de bumba-meu-boi (desfile de moda com materiais recicláveis)

Dia 21/06/2013

Auditório Principal

08h às 09h - Abertura dos trabalhos

Leitura do regulamento aprovado

Distribuição do regulamento

Explicação da existência dos grupos de trabalho e metodologia

Apresentação de palestrantes e coordenadores dos grupos

Encaminhamento dos interessados para os eixos específicos

Auditório Principal

09h às 12h - Painel “Diretrizes Para Licenciamento de Grandes Geradores de Resíduos”. Painelistas: SGRSCC - Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Maia/ SQA-Semmam / Slea / Semosp / Semurh / (evento paralelo)

09h às 10h20 - Início dos trabalhos simultaneamente ao painel

• Sala A – Eixo 1 - Produção e Consumo Sustentável

09h às 10h20 - Palestrantes: Moisés Matias (Sítio Panakui/MA) e Sabetai Calderoni (USP/SP)

• Sala B – Eixo 2 - Redução dos Impactos Ambientais

09h às 10h20 – Palestrantes: Christiane Pereira (Universidade de Braunschweig/Alemanha) e Mario Masao Goto (Uniceuma/MA)

• Sala C – Eixo 3 - Geração de Emprego e Renda

09h às 10h20 - Palestrantes: Severino Lima Jr. (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR) e Adailton Ferreira Trindade (Caixa)

• Sala D – Eixo 4 - Educação Ambiental

09h às 10h20 - Palestrantes: Eduardo Baptista (Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre/PR) e Itapotiara Vilas Bôas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Luís/MA)

Circulação

10h20 às 10h30 - Coffee Break

Sala A / Sala B / Sala C / Sala D (simultaneamente)

10h30 às 12h30 – Debates e construção de propostas simultaneamente nos grupos de trabalho

Restaurante

12h30 às 14h – Almoço

Sala A / Sala B / Sala C / Sala D (simultaneamente)

14h às 16h – Encerramento da construção de propostas nos GT’s

Circulação

16h às 16h30 - Coffee Break

Auditório Principal

16h30 às 18h30 – Plenária final com a definição das propostas

Dia 22/06/2013

Auditório Principal

• 08h às 08h20 – Abertura: instruções sobre a votação dos delegados e conselheiros (distribuição dos grupos representativos)

Sala A / Sala B / Sala C / Sala D / Sala E / Sala F (simultaneamente)

• 08h20 às 10h20 - Eleição dos Delegados / Eleição dos conselheiros

Circulação

• 10h20 às 10h40 - Coffee Break

Auditório Principal

• 10h40h às 12h40 - Encerramento solene: plenária final com a homologação dos resultados da Conferência

Circulação

• 12h40 - Coquetel de encerramento

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.