Guinness

Escola quer quebrar recorde com 'maior aula de natação do mundo'

A super aula será realizada nesta terça-feira, ao meio-dia.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

Nesta terça-feira, dia 18 de junho, será realizada, em diversos países, a “Maior Aula de Natação do Mundo”, em inglês “The World’s Largest Swimming Lesson”, pontualmente ao meio-dia, no Brasil (horário de Brasília). Por mais um ano consecutivo, a Academia Viva Água representará o Maranhão e o Nordeste. Nesse horário, todas as unidades aquáticas participantes conduzirão uma aula prática padrão dentro de suas piscinas, reunindo o maior número possível de alunos.

A iniciativa, diga-se de passagem, é uma chamada mundial de alerta para o fato de que perdas de vida em acidentes com afogamento podem ser prevenidas pela conscientização e treinamento profissional. Isto porque o afogamento fatal continua sendo a segunda principal causa de morte não intencional, para crianças de 1 a 14 anos, e a principal causa de morte não intencional de crianças de 1 a 5 anos.

O problema atinge famílias e crianças em todos os lugares ao redor do mundo, independentemente da geografia, raça ou economia. No Maranhão, não é diferente, onde casos de afogamento acontecem com frequência, seja na capital ou nas cidades interioranas, onde há relatos de acidentes principalmente dentro de rios.

Denise Araújo, diretora geral da Viva Água e uma das autoridades mundiais em natação para bebês, destaca a importância deste alerta geral, nacional e internacional, para o problema do afogamento. “Nós participamos ano passado e nos destacamos bastante, inclusive no vídeo veiculado na internet, que é encerrado com nossa participação. Este ano, estamos ainda mais mobilizados e daremos nossa contribuição a esta importante campanha. Precisamos reduzir os índices de afogamento o mais rápido possível. Infelizmente, há muitos casos dessa natureza em nosso Estado e precisamos fazer as pessoas entenderam que a melhor forma de prevenção é aprender a nadar”, disse.

Recorde

No ano passado, um novo recorde mundial no 'Guiness Book' foi estabelecido, com mais de 24.800 participantes, representando 16 países em cinco continentes. No Maranhão, os participantes já estão devidamente inscritos. Instalações aquáticas, desde o Typhoon Lagoon da Disney, perto de Orlando, na Flórida, passando por escolas Orange Country, CA, a parques e centros de recreação, no Bronx, até locais no México, Brasil, Dubai e Japão, sediarão a mesma aula de natação, ao mesmo tempo e com um único objetivo em mente: enviar a mensagem que aulas de natação salvam vidas.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.