Cultura

Secma participa de comemoração do tambor de crioula

Evento ocorrerá no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia Nacional do Tambor de Crioula, reconhecido como Bem Imaterial do Brasil, tombado pelo Ministério da Cultura (MINC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para celebrar a data, uma programação foi elaborada pelo Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula em parceria com a Secretária de Estado de Cultura (Secma) e outros parceiros.

Por meio da Secma será lançado o projeto de Salvaguarda do Tambor de Crioula, em convênio com o Governo Federal/MINC/IPHAN. O evento será realizado no auditório Rosa Mochel, do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz-Praia Grande) às 15h.

O projeto de Salvaguarda do Tambor de Crioula realiza ações voltadas para o fortalecimento dessa prática cultural nas suas mais variadas formas de expressão. Tem como resultados, a promoção dessa manifestação cultural, divulgação das ações de salvaguarda do Tambor de Crioula junto aos detentores desse bem cultural, desenvolvimento de ações de capacitação nas comunidades onde houver praticantes do Tambor de Crioula por meio de oficinas, curso e seminários, entre outras atividades.

As ações propostas para a salvaguarda do Tambor de Crioula, a serem desenvolvidas num período de um ano, estão agrupadas em quatro eixos: “Preservação dos modos de fazer o Tambor de Crioula”, “Capacitação de quem faz o Tambor de Crioula”, “Socialização e valorização dos conhecimentos associados ao Tambor de Crioula” e “Registro material da forma de expressão Tambor de Crioula”.

“A distribuição das ações concentra esforços num foco principal, não impedindo que haja uma inter-relação das atividades quando se fizerem necessárias, ainda que não estejam planejadas para acontecerem como parte de determinado eixo”, destaca o diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Sebastião Cardoso.

Oficinas

Estão previstas ações que beneficiarão do tambor de crioula, entre os quais, os que contribuem para preservação dos modos de fazer o Tambor de Crioula, com a realização da Oficina de Incentivo à Formação de Grupos Mirins, uma forma motivar crianças e jovens para a compreensão da relevância dessa manifestação cultural.

Deverão ser realizadas, também, a Oficinas de Percussão e Cantoria do Tambor de Crioula que consistirão na transmissão dos saberes acerca dessa manifestação popular no que se refere ao toque e cantoria. Serão ministradas por mestres do Tambor de Crioula e outros artistas da cultura popular. As oficinas obedecerão ao princípio do "aprender fazendo", metodologia que consiste na demonstração do fazer Tambor de Crioula.

Realizadas em dois módulos simultâneos, as oficinas abordarão toque de instrumentos e cantoria. As técnicas percussivas serão treinadas nos instrumentos específicos (tambor grande, meião, crivador e matraca). As cantorias serão praticadas de forma a preservar suas características formativas: refrão e versos, de modo que, além da reprodução das toadas tradicionais haja estimulação às improvisações e à criação espontânea das toadas.

Ocorrerão, ainda, minicursos de Cultura Negra no Maranhão, encontros de Grupos de Tambor de Crioula, seminários, entre outras ações.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.