Cultura

Escola de Música realizará recitais de música instrumental

Evento ocorrerá de 17 a 24 de junho, a entrada é gratuita.

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Uma semana inteira de música instrumental ocorrerá na Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”, no período de 17 a 24 deste mês, com entrada franca, no auditório da Emem, na Rua da Estrela, 363- Praia Grande. As apresentações terão como atrações alunos dos núcleos de estudo de instrumentos.

Seguindo a programação elaborada pela direção da Escola, na segunda feira (17), às 15h, alunos de violino e violoncelo, dos professores Manoel Mota e Káthia Salomão, apresentarão Recital de Cordas, com repertório de peças eruditas e populares de compositores nacionais e estrangeiros. O público amante da música instrumental das cordas friccionadas terá oportunidade de ouvir composições de Villa-Lobos, Mozart, Chopin, Vivaldi, J.S.Bach e outros compositores consagrados.

De terça (18) a quinta-feira (20), às 18h30, o palco do auditório da Emem recebe alunos das professoras Ana Neuza, Andreia e Helen Benevenuto, do núcleo de piano, no Recital de Piano, com repertório variado que passam por peças de J. S. Bach, L. Von Beethoven, F. Liszt, J. Brahms, S. Rachmanninoff, Debussy entre outros.

Na sexta-feira (21) será a vez de alunos do curso de bateria subirem ao palco da Emem para exibirem seus conhecimentos técnicos musicais no Recital de Bateria que começa às 15h, sob a coordenação do professor Oliveira Neto. Na segunda-feira (24), alunos do professor Jayr Torres apresentam Recital de Guitarra, às 15h.

Esses Recitais sevem para fechar o semestre letivo e configuram como prova técnica onde os alunos são submetidos a apresentações públicas. “É uma forma que temos de integrar os alunos, para que eles comecem a ter contato com o palco e público. É um exercício prático das aulas que foram administradas durante o semestre”, justificou o diretor da Emem, Raimundo Luís.

A Escola

Reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), a Escola de Música oferece curso de formação em Técnico em Música (Habilitação em Instrumento ou Canto Lírico). Funciona nos três turnos, atendendo a crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos com aulas teóricas e práticas de instrumentos, oferecidas semestralmente.

A Emem conta em sua grade curricular com cursos de cavaquinho, violão, violino, viola, violoncelo, guitarra, contrabaixo acústico e elétrico, bandolim, piano clássico, saxofone, clarineta, flauta doce e transversa, trompete, trombone, bateria, percussão e canto, todos com formação clássica e popular.

A Escola de Música do Maranhão mantém grupos instrumentais e de canto coral e lírico que desenvolvem atividades apresentando-se tanto na Emem como fora dela, destacando-se: grupo de choro Instrumental Pinxinguinha, Grupo de Câmara, Orquestra de Violões, Banda LL3, Quinteto Marabrass, grupos Quarteto de Trompetes, Sexteto de Trompete, Quarteto de Saxofone, Orquestra Big Band, grupo Metal & Cia, Coral Infantil da Emem, todos formados por alunos e professores.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.