Música

Projeto musical 'Quintal Grão Pará' estreia nesta quinta-feira

Discotecagem com Luiz Cláudio e show com o Loopcinico.

Pedro Sobrinho / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

O Loopcinico apresenta o projeto Quintal Grão Pará. A estreia ocorre nesta quinta-feira (23), no bar Imbolador, na Praia Grande. A ideia é mostrar os novos sons da Amazônia, representados pelo Maranhão e Pará. A mostra ocorrerá em forma de música mecânica com a discotecagem de Luiz Cláudio, trazendo o melhor da música autoral dos dois Estados em vários estilos.

A noite prossegue com o show da banda Loopcinico, misturando os tambores do Maranhão, tocados pelo percussionista Luiz Cláudio com sonoridades e influências melódicas da música paraense, entre elas, guitarradas, do Carimbó, revestido com programações eletrônicas a cargo de Beto Ehongue e Lobo Siribeira nos vocais e composições. O poeta Celso Borges, além da banda Afrodites e Madian, são convidados da primeira temporada do projeto que ocorrerá todas às quintas-feiras, até 13 de junho.

Uma outra intenção do projeto é trazer em edições futuras, artistas da cena atual da música paraense e levar daqui nossos artistas para mostrarem seus trabalhos no Pará.

Release

Se um dia formamos um único e grande estado, o do Maranhão e Grão Pará, no século 18, que seja feita a vontade sonora do CD Loopcinico e voltemos a juntar essas duas nações, agora embaladas pela força rítmica de seus batuques. O percussionista paraense Luiz Claudio Farias, nascido em Belém, é quem conduz esse barco musical nesta temporada de shows no bar Imbolador na Praia Grande, ao lado de Lobo Siribeira nos vocais e autoria das composições e com arranjos e harmonizações de Beto Ehongue nas programações eletrônicas.

Loopcinico equilibra de forma pulsante percussão e programações eletrônicas com letras e vocais inspirados na batida de ritmos maranhenses e misturados com ritmos paraenses com tempero dos banjos, guitarradas e metais da musicalidade paraense.

Este tempero se estende com grooves alucinantes de baixo e guitarra programados, efeitos e sintetizadores, além da voz indioblackmameluca de Lobo da Siribeira. O resultado inaugura um diálogo entre turmas próximas cuja antena é ligada aos sons do caribe.

Loopcinico nasceu nos anos 1990 e amadureceu seu conceito ao longo dos últimos 15 anos. Luiz Claudio criou o grupo quando ainda morava em São Paulo e cujo nome foi sugerido por Zeca Baleiro, com quem tocava nessa época. Em São Luís, convidou os artistas Lobo Siribeira e o DJ Beto Ehongue para se juntarem ao projeto nesta nova fase e participarem do primeiro cd, gravado recentemente pelo selo Ná Music em Belém.

O trio adota um processo pouco comum por estas bandas, quebrando a ideia de que o ritmo tem de ficar por trás da letra, na cozinha. Loopcinico resgata o verdadeiro papel do ritmo na história musical do Maranhão e do Pará. Nunca é demais lembrar que tudo começou com os escravos e os índios, só depois é que sopraram os ventos da velha Europa sobre a região.

O resultado sonoro dessa pancada é um mix de sons, batidas e poesia desses dois estados. Uma grande tapera cuja fundação, paredes e teto foram feitas com a musicalidade percussiva maranhense de origem ameríndia, africana e de antigos povos mouros, pintada e ornada pelos banhos de cheiro da música paraense. Esse diálogo se revela mais claramente em “Curimbóbatá”, que celebra a união entre o Tambor de Mina e o Carimbó.

Além da percussão de Luiz Claudio, das programações, harmonizações e samplers de voz de Beto Ehongue e das vozes e composições de Lobo da Siribeira, o show Loopcinico traz intervenções brilhantes de guitarradas, sintetizadores e efeitos gravados e programados por Thiago Albuquerque e Luiz Felix Robbato, produtor de Gaby Amarantos.

Além de Curimbóbatá, Loopcinico irá apresentar ao publico a música “Calma Cara”, de Lobo Siribeira, um autêntico boi de zabumba com dois ótimos refrões: Quê que é isso, brother, relaxa/Eu não quero ter razão, eu quero é ser feliz/... O meu boi da cara preta não tem medo de careta/ o meu boi da careta preta tem medo de picareta.

Loopcinico é um projeto que chega para começar uma grande história. Espere em pé e dance porque essa dança tem longo alcance!

Sobre a banda:

Loopcinico é formado por Luiz Claudio nas percussões e direção musical, Beto Ehongue nas programações eletrônicas e arranjos, e Lôbo da Siribeira nos vocais, letras e percussão. A equipe técnica é formada por um técnico de som, iluminador e o VJ LOBO de Belém que assina o cenário digital do show.

SERVIÇO

O QUE: LOOPCINICO APRESENTA QUINTAL GRÃO PARÁ DISCOTECAGEM COM O MELHOR DO SOM DO MARANHÃO E DO PARÁ REAGGAE ROOTS, CARIMBÓ, BUMBA MEU BOI, CUMBIAS, LAMBADAS E MUITO MAIS! SHOW COM A BANDA LOOPCINICO. CONVIDADOS ESPECIAIS – TAMBOR DE MESTRE LEONARDO, CELSO BORGES, ANNA CLAUDIA, MADIAN, AFRODITES

ONDE: BAR IMBOLADOR NA PRAIA GRANDE (AO LADO DO BAR DO PORTO)

QUANDO: TODA QUINTA FEIRA A PARTIR DE 23 DE MAIO

HORÁRIO: 21H

INGRESSO: R$ 5,00

APOIO CULTURAL: CAPELLA SONORIZAÇÕES

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.