Casar Bem

Conheça várias celebrações religiosas de casamento

Em um país rico em crenças, há várias formas de celebrar esse momento importante.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

O dia do casamento é um momento muito esperado para muitas pessoas. Entre os muitos detalhes, há um que precisa ser bem pensado, a cerimônia. Em um país rico em crenças e tradições, tem várias formas de celebrar esse momento único na vida do casal - acesse a página especial do evento "Casar Bem".

Seja qual for sua religião, fique por dentro dos diversos tipos de cerimônias religiosas que podem fazer do seu casamento, um momento mais do que especial.

Catolicismo

A maioria dos brasileiros se autodeclaram católicos. Por isso, muitas cerimônias de casamento são feitas na Igreja Católica, mesmo com pessoas que não frequentam a instituição. Nesse tipo de cerimônia é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de batismo atualizada de ambos, carteira de identidade, certidão de habilitação fornecida pelo cartório de registro civil, certificado de frequência do curso de noivos ou mesmo o recibo de pagamento.

A Igreja só celebra casamento de pessoas solteiras ou viúvas. Ela não aprova o divórcio, então, divorciados não podem se casar na igreja católica.

Na cerimônia o padre abençoa os noivos, tudo é testemunhado pelos padrinhos e convidados que estão assistindo à celebração. Após a benção, o casal recebe os cumprimentos dos amigos presentes. A noiva, geralmente, usa um vestido branco (as mais ousadas optam por outras cores, sem problema) e o noivo um terno. Ao final da festa, ela joga o buquê para as solteiras, a que consegue pegar o buquê acredita que será a próxima noiva.

Evangélico

A cerimônia evangélica é semelhante ao casamento católico, pode ser feito na igreja ou em espaço para festas, conforme a vontade dos noivos. Os noivos se vestem de forma tradicional. Na entrada, a noiva entra com o pai pelo corredor direito em no final do casamento, sai com o esposo, pelo corredor esquerdo. A cerimônia é celebrada pelo pastor ou ministro, que recebe o casal, fala sobre o casamento incentiva o casal a ter deus no centro do relacionamento, buscando uma vida de virtude e união. Após o sermão, são feitas orações, a promessa dos noivos e a entrega das alianças. Depois os noivos se ajoelham e recebem a oração e a benção.

Ortodoxo

Essa cerimônia tem a maior parte cantada. A cerimônia é dividida em duas partes: a união do casal e a coroação. A disposição no altar é a mesma da igreja católica. As diferenças de outras celebrações: as alianças já estão no altar quando a noiva entra na igreja. E também são colocadas nos dedos dos noivos pelo próprio sacerdote, após serem abençoadas.

Na parte da Coroação, o sacerdote coloca as coroas nas cabeças dos noivos e as troca três vezes. As coroas podem ser feitas de tecido e flores naturais (segundo tradição grega) ou de prata e ouro (na tradição russa).

Após esse ritual, o sacerdote oferece um brinde com um copo de vinho abençoado e partilhado pelo casal, que simboliza sua vida em comum juntos, e conduz o casal em três voltas ao redor do altar. Assim que sacerdote e noivos retornam aos seus lugares no altar, que marca o final da cerimônia, o casal é abençoado.

Judaico

A cerimônia judaica é repleta de rituais que simbolizam a beleza do relacionamento entre marido e mulher. Durante a preparação para o casamento, o chatan (noivo) e a kallah (noiva) preparam-se para um futuro religioso e espiritual.

A tradição judaica especifica que, antes da cerimônia do casamento, haja um contrato assinado por duas testemunhas e pelos noivos. As testemunhas devem ser homens adultos, seguidores das mitsvot, preceitos, da Torá, sem serem parentes dos noivos e entre si.

A celebração é realizada em uma tenda, e uma mesa especial é montada, onde servem bebidas e comidas depois das bênçãos matrimoniais do rabino. Na presença de dez testemunhas masculinas, o vinho e os anéis são abençoados e o casal bebe a primeira taça de vinho. Os anéis, então, são trocados. A noiva usa um véu durante a cerimônia.

Não é permitido celebrar o casamento aos sábados ou em festas religiosas.

Africano

O casamento seguindo as religiões afro-brasileiras é realizado pelo Babalorixá (pai-de-santo). Esse casamento possui o mesmo valor legal do casamento civil. Em geral, esse tipo de cerimônia é realizado em praias. No Candomblé Ketu, por exemplo, o casamento gira em torno de três orixás: Oxossi, Oxum e Oxalá, que simboliza a paz. Os noivos portam trajes brancos e se dirigem ao sacerdote, que, por sua vez, consagra a união do casal. Como são muitas as religiões afros, as cerimônias podem ser diferentes realizadas de diferentes formas.

Ecumênico

Esse tipo de cerimônia é realizado quando os noivos pertencem a religiões diferentes e não há um consenso sobre em qual das religiões fazer. O indicado é conversar com o responsável pela cerimônia em cada uma das religiões para se chegar a um acordo sobre uma celebração ecumênica, onde os noivos possam receber as bênçãos das respectivas religiões juntas.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.