Bem-estar

Alimentos capazes de turbinar a sua vida sexual

Saiba o que você pode levar para o quarto e o que deve ficar de fora.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

As alegrias e prazeres associados ao sexo se refletem no bem-estar e na saúde. No âmbito feminino, entretanto, a mulher pode apresentar diferentes fatores emocionais ou orgânicos, que afetam seu desempenho sexual como falta de vontade e apetite sexual, falta de resposta ao estímulo, falta de sensação de prazer e lubrificação, dificuldade de chegar ao orgasmo. Mas nem sempre essa baixa de libido indica um problema de saúde. Um desequilíbrio na alimentação também pode ser a causa.

Segundo a médica com formação em medicina esportiva Dra. Suzete Motta (CRM-SP 93004), uma alimentação inadequada pode gerar uma baixa produção de alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar e prazer. As alterações destes neurotransmissores no organismo podem prejudicar o desempenho sexual e a fertilidade. Para a mulher sentir desejo sexual é necessário ter boas concentrações do neurotransmissor serotonina.

No entanto, o estresse do dia a dia, o uso de anticoncepcionais e até de alguns antidepressivos podem diminuir sua produção. “Mas é possível incluir na dieta alimentos ricos em aminoácido triptofano, que se converte em serotonina no organismo. Ele pode ser encontrado em diversos alimentos, como banana, quinoa, arroz integral, soja, feijão, lentilha, ervilha, castanhas, nozes, morango, laranja, tâmara, chocolate amargo e ovos”, diz Suzette.

Vitaminas são essenciais

A conversão do triptofano em serotonina depende, porém, de alguns nutrientes: vitamina B6, encontrada no levedo de cerveja, no gérmen de trigo, em cereais integrais, leguminosas, batata, banana e aveia; a vitamina B12, presente nos peixes, aves, carnes vermelhas, ovos, leite e derivados; o ácido fólico, que está em vegetais de folhas verdes escuras, também no levedo de cerveja, além de brócolis, suco de laranja, repolho, couve-flor, gérmen de trigo, cereais e pães integrais; e o magnésio, também encontrado nos vegetais folhosos escuros, banana, cereais integrais, nozes, castanhas, peixes. “Incluir na dieta esses alimentos fontes desses nutrientes é fundamental para a produção de serotonina”, afirma a médica.

Outro neurotransmissor relacionado com a libido é a noradrenalina. Ela é produzida a partir de dopamina – neurotransmissor relacionado ao prazer. Com a falta de ambos acontece a diminuição do desejo sexual. Para estimulá-los deve-se consumir alimentos como nozes, castanhas e tofu. “Feijões, lentilha e semente de abóbora também devem ser consumidos. Eles são fontes de zinco, que, se ingerido em pouca quantidade, leva à falha na ovulação e diminuição do desejo sexual. No caso dos homens pode até causar impotência sexual”, alerta.

Eles conspiram contra

Por outro lado, existem aqueles alimentos que podem reduzir o apetite sexual. Eles alteram os níveis de substâncias como glicose e colesterol, interferindo na disposição sexual, no sangue ou ao desviar o fluxo sanguíneo para auxiliar na digestão. Isso faz com que ocorra uma menor irrigação na região genital. “Muitos desses alimentos e bebidas fazem parte do nosso dia a dia, mas, se você quiser ter uma vida sexual saudável. eles devem ser cortados de forma gradativa da dieta”, avisa Suzete Motta.

Conheça alguns desses alimentos que atrapalham a vida sexual:

Refrigerantes: segundo pesquisas, o consumo de refrigerante está diretamente ligado com a depressão e o risco é ainda maior para aqueles que contêm adoçantes artificiais.

Adoçantes artificiais: existem vários tipos de adoçantes artificiais em produtos diets, como o aspartame. Esse produto pode inibir a produção da serotonina e provocar dores de cabeça, depressão, ataques de ansiedade, mau humor, insônia e redução do desejo sexual.

Café: o consumo de café em grandes quantidades pode ser prejudicial para a saúde das glândulas suprarrenais, que produzem hormônios do estresse.

Glutamato monossódico: trata-se de um aditivo alimentar que pode ser encontrado em vários produtos industrializados. Apesar de ser usado para aperfeiçoar o sabor de alguns alimentos, a substância pode provocar dores de cabeça, depressão e problemas cognitivos que refletem na vida e na satisfação sexual.

Bebidas alcoólicas e frituras: são difíceis de serem digeridos e a circulação inadequada do sangue faz com que diminua a vascularização das zonas erógenas e consequentemente seja reduzida a libido.

Derivados da soja: são ricos em isoflavonas, que desempenham uma ação semelhante ao estrogênio no organismo, após a sua absorção, prejudicam a libido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.