Imperatriz

III Festival de Música Negra premia melhores interpretações

A final ocorreu na nessa terça-feira na Arena Multicultural do Salimp.

Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

IMPERATRIZ - Com o intuito de promover a valorização da cultura negra em Imperatriz, o Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC) realizou o III Festival de Música Negra. A final ocorreu na noite dessa terça-feira (14) na Arena Multicultural do 11° Salão do Livro de Imperatriz (Salimp).

No total, 15 músicas de 12 escolas públicas de Imperatriz disputaram a final, “fizemos as seletivas na escola Graça Aranha no dia 19 de abril. As escolhidas se apresentaram no Salimp para disputar o primeiro lugar”, explica Doralice Mota, presidente do Centro de Cultura Negra. Este é a 3° edição do evento, mas foi a primeira vez que a final foi realizada no Salão do Livro de Imperatriz.

As músicas, no geral, eram de artistas nacionalmente conhecidos como Gilberto Gil, “mas alguns compuseram suas próprias músicas”, ressalta Doralice Mota. “Selecionamos aquelas que falavam da cultura negra, do preconceito, descriminação, musicas de autores e autoras negras, ou não negros que tratavam da temática”, explica a presidente.

Para escolher o vencedor, o júri levou em consideração “a performance no palco, a interpretação, a voz, e se a música se enquadra bem no tema”, explica Doralice Mota. Baseado nestes quesitos, o júri elegeu a interpretação da música “Meninas de um Brasil”, do Colégio Militar Tiradentes como a melhor. A música “Sem Preconceito”, do colégio Dorgival levou o segundo lugar, e a musica “Identidade Negra” do Graça Aranha e “ Missão Negreira” interpretada pelo Colégio Barjonas Lobão o 3° e o 4° lugar, respectivamente. “Lutamos bastante, ensaiamos mais de um mês e conseguimos, graças a deus, estamos muito felizes” disse Marice da Silva, uma das interpretes da musica campeã.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.