Programação

Canal exibe o documentário ‘Carne e Osso’ neste domingo

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

Os brasileiros adoram um bom churrasco e comemoram quando têm carne à mesa. Mas o que quase ninguém sabe são os riscos a que são submetidos os profissionais que trabalham na produção deste alimento em suas rotinas dentro dos frigoríficos. No próximo domingo, dia 05 de maio, a Globo News abre um novo espaço em sua grade de programação para a exibição de documentários feitos fora do canal. No episódio de estreia, vai ao ar ‘Carne e Osso’, filme produzido em 2011 sob a direção de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, que mostra a dura rotina de quem passa horas do dia nos frigoríficos cuidando da carne que chega aos nossos pratos.

O Brasil é o maior exportador de proteína animal do mundo. O chamado “Complexo Carnes” ocupa o terceiro lugar no pódio do agronegócio nacional, atrás apenas da soja e do açúcar. Em 2010, as vendas externas superaram 13 bilhões de dólares e, no total, o setor emprega diretamente 750 mil pessoas. Em ‘Carne e Osso’, o telespectador conhece de perto como funciona a dinâmica de todo o processo de produção das carnes e seus derivados; as longas jornadas enfrentadas pelos trabalhadores do setor; as precárias condições do ambiente de trabalho; os riscos de acidente; e as doenças provenientes da repetição dos mesmos movimentos milhares de vezes. Profissionais que trabalham em órgãos reguladores falam ainda sobre os desafios para a fiscalização das condições de trabalho nas áreas de abate e processamento das carnes, com o intuito de reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais dos profissionais deste setor.

O documentário ‘Carne e Osso’, produzido pela “Repórter Brasil”, vai ao ar no próximo domingo, dia 05 de maio, a partir das 20h30, na Globo News.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.