São João

Boi de Santa Fé convida o público para o aniversário de 25 anos

O amo do boi fala sobre a história da brincadeira e os preparativos para o São João.

Jorge Martins/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS – Com a proximidade dos festejos juninos no Maranhão, brincantes de vários grupos folclóricos preparam-se com ansiedade para a temporada. Mas, para os integrantes do Bumba meu boi Unidos de Santa Fé, de sotaque da Baixada, o São João de 2013 traz um sentimento especial. Isso porque o grupo está comemorando 25 anos de história. Para celebrar, o Boi de Santa Fé preparou uma grande festa de aniversário, que será realizada neste sábado (4).

As comemorações são abertas ao público e iniciam-se às 20h30 na sede do grupo, que fica na 2° Travessa D’Jard Martins, no Bairro de Fátima. No local, haverá uma missa e um pequeno coquetel. A festa contará, também, com uma roda de tambor de crioula e um ensaio do bumba meu boi. “A gente começou a ensaiar no Sábado de Aleluia, e esse já é o ensaio final, que vai até as 7h do dia seguinte”, comenta o amo do boi, conhecido popularmente como “Zé Olhinho”.

 Com indumentárias caprichadas, os cazumbás são destaque no Boi de Santa Fé. (Foto: Divulgação/Boi de Santa Fé)
Com indumentárias caprichadas, os cazumbás são destaque no Boi de Santa Fé. (Foto: Divulgação/Boi de Santa Fé)

O amo do boi de Santa Fé falou, ainda, das novidades para este ano. O grupo preparou novas toadas e caprichou nas indumentárias, com destaque para os cazumbás, misteriosos personagens da brincadeira. Segundo Zé Olhinho, um CD em homenagem aos 400 anos de São Luís, cujo lançamento foi inviabilizado no ano passado, deverá ser lançado em 2013.

História do grupo

A fundação do Bumba meu boi Unidos de Santa Fé é atribuída a José de Jesus Figueiredo, o “Zé Olhinho”. Nascido no município de São Vicente de Férrer, na baixada maranhense, o atual amo do Boi de Santa Fé mudou-se para a capital em abril de 1955. No início dos anos 1960, ele começou a participar do Boi de Pindaré, onde se destacou como cantador.

Algum tempo depois, Zé Olhinho acabou se desligando do grupo e criando o “Boi de Pindaré 2”, que mais tarde mudou de nome para o atual Boi Unidos de Santa Fé. A brincadeira nasceu dentro da comunidade do Bairro de Fátima. No começo, os 45 brincantes se reuniam no Barracão da Escola de Samba Unidos de Fátima, que foi cedido pelo diretor da escola até que o grupo adquirisse uma sede própria.

Hoje, a brincadeira conta com quatro CDs lançados e , aproximadamente, 160 integrantes. “O Boi de Santa Fé é uma casa aberta. Todo momento chega gente e sai gente”, diz Zé Olhinho com orgulho. No ano de 2012, sessenta brincantes do Bumba-meu-boi de Santa Fé desfilaram no Carnaval do Rio de Janeiro pela Beija-Flor, que teve como samba-enredo “São Luís: o poema encantado do Maranhão”.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.