Cultura

VIII Semana de Teatro em São Luís encerra-se neste domingo

Imirante com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

A 8ª edição da Semana de Teatro no Maranhão “Cortinas abertas para nossa Memória”, que ocorreu em São Luís teve um saldo bastante positivo, segundo a organização do evento. A Semana, que teve início no dia 8 de abril e encerra-se neste domingo, contou com a realização de 10 oficinas ministradas por professores/artistas de São Luís, São Paulo e Belém; apresentar 11 espetáculos nacionais vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí, Goiás e Pará; seis espetáculos de circulação e cinco performances e intervenções de São Luís.

Os espetáculos foram apresentados nos palcos dos Teatros Arthur Azevedo (TAA) e Alcione Nazareth, Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), Eci-Museum, Casarão Angelus Novus (Escadaria Catarina Mina - Praia Grande) e em praças públicas, todos com entrada franca.

O evento foi promovido pelo governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio do TAA. O diretor do Arthur Azevedo, Roberto Brandão, afirmou que "tivemos o critério de reservar na programação 70% dos lugares para alunos de escolas públicas que desejavam assistir aos espetáculos”. Na programação, quatro espetáculos foram apresentados para esse público, sempre no horário das 10h, no Arthur Azevedo e no Alcione Nazareth.

Segundo Josué da Luz, membro da Comissão de Teatro da Semana. É importante foi interessante ver a grande participação das pessoas nas oficinas. "A gente vê pessoas que vieram de lugares distantes como Imperatriz, Açailândia, Carutapera para participar das oficinas, isso é muito positivo para nós que fazemos teatro, que trabalhamos com teatro", destaca Josué da Luz.

A programação da Semana do Teatro ternmina em São Luís, mas segue para os municípios maranhenses de Axixá, Cantanhêde, Arari, Buriticupu e Santa Inês, com apresentação de espetáculos e realização de oficinas de teatro no período de 26 de abril a 05 de maio.

Último dia

O público admirador das artes cênicas tem até este domingo (14) para visitar e conhecer um pouco da trajetória do ator, diretor e professor de teatro Domingos Tourinho com a exposição 40 anos de Teatro de Domingos Tourinho, que está aberta na Galeria Valdelino Cécio, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. A exposição conta com cerca de 30 banners de espetáculos apresentados ao longo de sua carreira.

A programação de encerramento da VIII Semana de Teatro no Maranhão terá oficinas, espetáculos e homenagens na noite de domingo.

Programação

A programação de domingo da Semana de Teatro inicia com a realização da oficina Palhaço: um estado de sítio, no Salão Versátil, com o professor Reinaldo Facchini (SP) até a segunda-feira (15), no horário das 14h às 17h.

Na segunda-feira (15) será iniciada a oficina Música e corpo, que será ministrada até terça-feira (16), na sala de dança do TAA, orientada pelo professor Rafael Telles e Marco França, do Rio Grande do Norte.

Espetáculos

Lendas Urbanas, é uma performance que será apresentada na lateral do Teatro Arthur Azevedo, com início às 18h, com elenco do grupo Improviso.

Ritos, monólogo drama adulto, será apresentado pela Cia Madalenas (Pará), no palco do Teatro Alcione Nazareth, às 19h.

Hamlet, drama adulto com elenco do grupo Clowns de Shakespeare será o último espetáculo da Semana de Teatro que fecha a edição de 2013, no palco do Teatro Arthur Azevedo, às 20h. Os ingressos são retirados nas bilheterias uma hora antes das apresentações dos espetáculos.

Homenagens da Semana

A noite de encerramento da VIII Semana de Teatro no Maranhão abre a programação no palco do Teatro Arthur Azevedo prestando homenagens a três homens de teatro no Maranhão que receberão o Troféu Apolônia Pinto.

Dois dramaturgos, teatrólogos e diretores teatrais: Cecílio Sá (In Memória), pelo centenário de seu nascimento e Tácito Borralho, pela dedicação de uma vida inteira às artes cênicas e o técnico do TAA, José Fernando Costa, o Fernandão, como é carinhosamente chamado pelos artistas e colegas do teatro, pelos 44 anos de trabalho dedicados ao teatro.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.