Saúde

Comida pronta faz bem ou mal à saúde? Descubra!

Os alimentos ultraprocessados não são proibidos, mas o consumidor precisa ficar atento.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

Pizza, bolo pronto, lasanha, pães, sopas em pacotes, temperos, hambúrguer, batata frita e salsicha. Você sabe o que esses alimentos têm em comum? Todos são considerados produtos alimentícios ultraprocessados e, apesar de serem saborosos e práticos, escondem vários perigos para a saúde. De acordo com Anna Bordini (CRM- 111.280), médica ginecologista e obstetra com prática ortomolecular da Clínica Bertolini, os alimentos ultraprocessados tornam-se vilões quando são substituídos por refeições balanceadas como arroz, feijão, carne, saladas e frutas. “Esse tipo de alimento semipronto não possui nenhum nutriente, sendo rico em sal, açúcar, gordura e demais substâncias químicas, o que aumenta o nível de colesterol ruim e o risco da pessoa desenvolver doenças vasculares, Diabetes e obesidade,”, explica.

Hoje, a indústria alimentícia disponibiliza nas prateleiras do supermercado diversas opções de alimentos prontos para serem consumidos. Mas, antes de comprá-los, é importante avaliar a sua embalagem e conferir o que ele realmente oferece, pois o rótulo deve mostrar a quantidade dos ingredientes em ordem decrescente. “O consumidor deve ficar atento e se informar sobre a quantidade de sal, açúcar, gorduras e substâncias químicas como conservantes, estabilizantes, flavorizantes e corantes. Dependendo da quantidade, eles podem comprometer a saúde”, afirma Anna Bordini.

Outro risco, de acordo com a médica, é sobre como os alimentos processados podem enganar o organismo. “Quando você ingere um bolo de laranja pronto, por exemplo, ele apresenta somente o sabor de laranja e não os nutrientes oferecidos pela fruta. É como se o organismo fosse enganado, além de provocar o consumo exagerado do alimento”, revela.

Fique de olho no que você consome

Os alimentos ultraprocessados não são proibidos, mas o consumidor precisa ficar atento às quantidades de substâncias químicas compostas nesses produtos. “Não há necessidade de restringir os ultraprocessados da alimentação, mas ficar atento ao consumo de produtos prontos. Eles devem ser consumidos ocasionalmente ou em pequenas quantidades para não fazer mal à saúde”, recomenda Anna.

É preciso evitar

Se você é adepta destes alimentos, preste atenção nas dicas da médica Anna Bordini para substituir os alimentos processados no dia a dia:

• Ingredientes refinados como açúcar refinado e farinha branca devem ser evitados. Opte por opções integrais.

• Troque os biscoitos recheados e salgadinhos por frutas secas que são boas opções para levar na bolsa e comer durante o intervalo do trabalho.

• Evite os sucos de caixinha ou em pó. Escolha os naturais e tome o mínimo de refrigerante que conseguir.

• Consuma mais frutas puras, sem misturar com cremes ou açúcar.

• Não deixe de cozinhar. Faça refeições simples e práticas para abrir mão de pizza ou sanduíches congelados.

• Compre frutas, verduras e legumes em feiras e não em supermercados. Essa atitude ajuda a evitar as tentações de acabar comprando alimentos semiprontos.

• E não deixe de consumir arroz, feijão, carnes, peixes, legumes e verduras, frutas, leite fresco ou pasteurizado e ovos.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.