Literatura

Biografia de Lincoln está no topo dos mais vendidos

O livro inspirou a pesquisa do filme de Steven Spielberg.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

Ao fazer uma análise do estilo de liderança de Abraham Lincoln, da maneira como ele entendia o comportamento humano e das alianças que construiu em seu governo, a premiada historiadora Doris Kearns Goodwin apresenta uma detalhada biografia política de um dos mais emblemáticos presidentes dos EUA. Fundamental para o entendimento da Guerra Civil americana e seus principais personagens, Lincoln é a versão enxuta de Team of rivals, lançado em 2005 no mercado americano.

Além de esmiuçar o caráter e a carreira de Abraham Lincoln, a autora relata também a história dos homens extraordinários que foram seus rivais na indicação para a candidatura à presidência pelo Partido Republicano em 1860: o senador de Nova York William H. Seward, o governador de Ohio Salmon P. Chase, e o sábio e ilustre estadista do Missouri Edward Bates. Seward foi nomeado secretário de Estado, Chase, secretário do Tesouro, e Bates, secretário de Justiça.

O crescimento do gênio político de Lincoln é revelado na impressionante abundância de documentos deixados por esses concorrentes transformados em colaboradores. Seus diários, declarações a terceiros e cartas trocadas com familiares, amigos e contemporâneos fornecem incontáveis informações e lembranças que tornam a abordagem de Doris coletiva, comparativa e, portanto, totalmente original.

A autora mostra também como Lincoln lidou com as terríveis privações de sua infância, a morte dos filhos e com o horror em que a nação inteira foi mergulhada durante a Guerra Civil que acabou com a escravidão no país. Por tantos episódios importantes, após quase dois séculos, Abraham Lincoln conserva o poder de emocionar.

Doris Kearns Goodwin ganhou o Pulitzer Prize de História com No Ordinary Time: Franklin and Eleanor Roosevelt: The Home Front in World War II. É também autora dos best sellers Wait Till Next Year, The Fitzgeralds and the Kennedys e Lyndon Johnson and the American Dream. Mora com o marido, Richard Goodwin, em Concord, Massachusetts.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.