Carnaval

Lava-Pratos agita Ribamar neste fim de semana e encerra Carnaval no Maranhão

Previsão é de que mais de 150 mil pessoas participem da tradicional festa.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS - A folia carnavalesca terá continuidade neste fim de semana no município de São José de Ribamar. Trata-se do tradicional Carnaval do Lava-Pratos, evento organizado pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) e que, este ano, chega a sua 67ª edição.

A previsão é de que mais de 150 mil pessoas participem dos dois dias da festa – sábado (16) e domingo (17) – que é considerada como o primeiro Carnaval fora de época do país e que encerra oficialmente a temporada momesca no Maranhão.

A programação do Lava-Pratos 2013 de São José de Ribamar, que está disponível no www.saojosederibamar.ma.gov.br/carnaval, acontece nas dependências do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, situado na Praia de Banho da sede da cidade, e terá início na noite de sábado, a partir das 21h. No domingo, dia considerado como o ponto alto do evento, a programação tem início a partir do meio dia.

As atrações culturais irão se apresentar, de forma simultânea, em dois palcos que estão sendo implantados no Parque Municipal do Folclore. Um terceiro palco também será instalado no final da Praia de Banho, onde funcionará a chamada Estação Praia.

“A exemplo dos anos anteriores, adotamos todas as medidas necessárias nas áreas da saúde, segurança e trânsito, por exemplo, para que as pessoas brinquem com tranquilidade e comodidade. Tenho certeza que, igualmente ao que aconteceu em 2012, teremos um Lava-Pratos recheado somente de muita alegria e paz”, afirmou Gil Cutrim.

Segurança, Saúde e Trânsito

Seguindo o exemplo do Carnaval tradicional de São José de Ribamar, quando não foram registradas ocorrências graves nos circuitos oficiais e extraoficiais, a administração do prefeito Gil Cutrim organizou esquemas nas áreas de segurança, saúde e trânsito que visam oferecer tranquilidade aos milhares de foliões que irão participar do Lava-Pratos 2013.

Nos dois dias de festa, o Hospital Municipal e o Centro de Saúde Honório Gomes, ambos localizados na sede da cidade, funcionarão em regime de plantão 24h com equipes médicas reforçadas e ambulâncias extras. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Ribamar estarão percorrendo o circuito da folia distribuindo preservativos e repassando informações importantes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Um total de 526 policiais militares e 163 homens do Corpo de Bombeiros, segundo informações preliminares divulgadas pelo Comando de Policiamento Metropolitano, trabalharão no Lava-Pratos durante todo o fim de semana. Este serviço de segurança preventiva será reforçado com a presença de mais de 200 seguranças privados, contratados pela prefeitura, que também trabalharão nos dois dias da festa. Guardas civis municipais e agentes de trânsito também reforçarão este esquema de segurança. Como acontece todos os anos durante o evento, homens da Polícia Militar e funcionários do Detran promoverão blitzes preventivas na entrada da cidade.

O trânsito na sede do município sofrerá algumas intervenções no sábado à tarde (a partir das 13h) e durante todo o domingo de Lava-Pratos. As vans que estiverem trafegando no sentido MA-201/Ribamar deverão seguir pela Avenida Clodomir Cardoso, passando pela Avenida Garrastazu Médici, Rua da Avenida até a Rua Bom Jesus (ponto final ao lado da Data Control). Os ônibus que estiverem trafegando nesse mesmo sentido deverão seguir pela Avenida Clodomir Cardoso, passar pela Avenida Garrastazu Medici e chegar ao Parque da Campina (ponto final).

A partir das 11h de domingo, o ponto de embarque e desembarque de passageiros, da linha Terminal Cohab/Ribamar, será no pátio externo da empresa TCM, localizada na Avenida Clodomir Cardoso.

Os ônibus que deixarem a sede do município com destino a São Luis e Paço do Lumiar pela Estrada de Ribamar (rodovia estadual MA-201) deverão seguir o seguinte itinerário: Parque da Campina, passando pela Rua Humberto de Campus e Avenida Clodomir Cardoso até chegar à rodovia estadual. As vans que trafegarem nesse mesmo sentido farão o seguinte itinerário: Rua Bom Jesus, passando pela Avenida Clodomir Cardoso até chegar à MA-201. Carros de passeio poderão utilizar as ruas paralelas à Avenida Gonçalves Dias.

A história do Lava-Pratos

O Lava-Pratos chega, este ano, a sua 67ª edição na cidade de São José de Ribamar. O evento é considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país, além de encerrar oficialmente a temporada momesca no Estado.

O Lava-Pratos, de acordo com historiadores ribamarenses, teve sua origem no ano de 1946, no então chamado “Carnaval da Vitória”, assim batizado após a vitoriosa participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.

Tudo começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval, de São José de Ribamar, resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar outras agremiações em São Luís, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba.

Por esse motivo, as escolas visitadas resolveram retribuir a gentileza, no primeiro domingo da Quaresma, na sede do Batuqueiro Naval, à época situada na Rua Nova, na sede do município. Dessa forma, outras agremiações começaram a peregrinação até São José de Ribamar, em razão de terem se sagrado campeãs do Carnaval da capital maranhense.

Com o passar do tempo, outras Escolas de Samba e outros grupos carnavalescos da Ilha, como é o caso da Casinha da Roça, por exemplo, começaram a se deslocar todos os anos para Ribamar para abrilhantar o evento.

Programação do Lava-Pratos 2013 em São José de Ribamar

SÁBADO (DIA 16)

ESTAÇÃO ALEGRIA | PARQUE DO FOLCLORE

21h – MÁKINA DE DESCASCAR ALHO

23h – BICHO TERRA

0h30 – BANDA VADIÊ

DOMINGO (DIA 17)

ESTAÇÃO PRAIA | PRAIA DE BANHO

12h – SCORPIONS

13h30 – REINALDINHO E BANDA

15h – VAMU DE SAMBA

17h – MÁKINA DU TEMPO

ESTAÇÃO ALEGRIA | PARQUE DO FOLCLORE

14h – ALLYSSON RIBEIRO

15h – DOIS CORAÇÕES

16h – SWING DOS PLAYS

17h – REGIONAL FÊNIX

18h – PEPÊ JUNIOR

19h30 – FABRÍCIA E BANDA

21h – ARGUMENTO

Para ler mais notícias do Na Mira, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.