Lado a Lado

Zé Maria vence Jun Murakami em disputa de capoeira

A capoeira vencerá o preconceito no capítulo desta quarta-feira (30).

Divulgação/CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

Zé Maria (Lázaro Ramos) está inconformado com o que andam falando do jiu-jítsu e do lutador japonês que veio apresentar o novo esporte ao país. E a Marinha, que tanto o fez sofrer, ainda contratou um estrangeiro para ensinar a luta para os oficiais. Ele, então, decide acompanhar Guerra (Emílio de Melo), Edgar (Thiago Fragoso) e Jonas (George Sauma) à apresentação de Jun Murakami.

No ringue de lutas, Murakami derrota todos os adversários. O apresentador pergunta se na plateia tem alguém corajoso para enfrentar o japonês. Zé, destemido, levanta a mão quando Isabel (Camila Pitanga) chega e tenta impedi-lo. Mas o capoeirista vai em frente, decidido a vencer o até então invicto lutador. Sob gritos e aplausos da plateia e de sua amada, Zé derruba Jun Murakami com um rabo de arraia. Momento histórico: um campeão vencido por um capoeira.

O novo campeão faz um discurso emocionado: “Meu nome é Zé Navalha, senhor. Nascido José Maria dos Santos e criado numa roda de capoeira que, como todos aqui devem saber, é proibida no Brasil. Jiu-jítsu, luta Greco-romana, luta livre, tudo vale aqui nesse ringue, nesse país, menos a capoeira! Porque é luta que veio dos escravos, e dos filhos deles que ainda batalham pra sobreviver num país cheio de preconceito. Só que não adianta proibir, nem prender, porque capoeira não é coisa de marginal, é coisa de brasileiro! Para jogar capoeira tem que ter ritmo, força e coragem, mas principalmente, orgulho. Eu tenho orgulho de ser capoeira, de ser negro, de ser brasileiro!”.

As cenas estão previstas para irem ao ar a partir desta quarta (30). ‘Lado a Lado’ é escrita por João Ximenes Braga e Claudia Lage, com direção de núcleo de Dennis Carvalho e direção geral de Vinícius Coimbra. A novela vai ao ar de segunda a sexta, logo após ‘Malhação’, e sábado depois de ‘Caldeirão do Huck’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.