Turismo é Tudo

Prefeitos movimentam estande do Ministério do Turismo

A procura foi acima do esperado e surpreendeu os funcionários do MTur.

Com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

Prefeitos de todas as regiões brasileiras estiveram no estande do Ministério do Turismo no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios fortes, Brasil sustentável, na manhã desta terça-feira (29.01). A procura foi acima do esperado e surpreendeu os funcionários do MTur, que calculam um movimento de aproximadamente 500 prefeitos e prefeitas em busca de informações da pasta, entre a tarde de ontem e a manhã de hoje. O encontro acontece até amanhã, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A maior procura é por informações sobre investimentos em infraestrutura e pendências relacionadas a administrações anteriores. “Fomos muito bem atendidos, nos ensinaram a mexer no Siconv (Sistema de Gestão de Convênios do governo federal) e a verificar as pendências de gestões anteriores, assim como descobrir em que fase estão os nossos projetos junto ao Ministério do Turismo”, contou o prefeito de Chapada dos Guimarães (MT), José Neves, eleito para seu primeiro mandato.

O prefeito refere-se ao Siacor (Sistema de Acompanhamento de Contratos de Repasse), criado ano passado pelo MTur.

O turismo é o principal foco da economia de Chapada dos Guimarães, que conta com incentivo do MTur para a realização de obras como pavimentação asfáltica, revitalização do Parque Nacional da Chapada e construção de centro cultural. O objetivo do prefeito é conseguir retomá-las o mais breve possível. “A obra do centro cultural já foi retomada e as demais devem reiniciar no início de fevereiro. Agora já sabemos exatamente em que fases estão os nossos projetos aqui no Turismo”, comentou o prefeito.

A prefeita Domingas Paixão, reeleita para a administração de Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano, buscava informações sobre incentivo a eventos culturais, como as festas juninas e de Santos Reis, os sambas e as cantigas de Roda. “O governo municipal tem que se preocupar com essas coisas, hoje os jovens não conhecem mais a história da cidade, suas raízes, e acabam por entrar no mundo das drogas”, explica a prefeita.

Roberta Barreto, em seu primeiro mandato na Prefeitura de Axixá, no Maranhão, procurava informações sobre a construção do pórtico da cidade e de obras como a iluminação e a construção de praças. “Vamos conseguir concluir as obras, que estão paradas”. Na região de Munin-Mirim, no caminho para Barreirinhas, a cidade é conhecida pela festa do Boi de Axixá, realizada nas comemorações do São João, em 23 de junho.

Silvério da Luz, antigo vice e atual prefeito de Rio Doce (MG), foi verificar o andamento dos projetos já cadastrados junto ao MTur. Próxima a Ouro Preto, a cidade investe no turismo ecológico, uma vez que ganhou um grande lago devido à construção de uma usina hidrelétrica. “Em função disso um novo bairro surgiu, com bosque, área de reflorestamento e reserva. Estamos investindo na pavimentação da região, que vai ganhar um centro para pesquisa em parceria com a iniciativa privada. A primeira parcela da pavimentação foi liberada, agora só falta a segunda”, comemorou.

Quarta Colônia

Duas prefeitas de cidades da região conhecida como Quarta Colônia, formada por nove municípios no Centro do Rio Grande do Sul, estiveram no estande para aprender como melhorar a integração do turismo na localidade, além de ampliar as obras de infraestrutura. “Queremos que o ministro Gastão Vieira conheça nossa região, ver como o turismo é rico por lá”, conta Valserina Gassen, prefeita de São João do Polêsine.

A cidade possui turismo gastronômico, religioso e cultural, e é conhecida pelo Festival Internacional de Música Erudita, no distrito Vale Vêneto, que reúne até 30 mil pessoas no meio do ano. A prefeita busca finalizar a terceira etapa do Centro de Eventos da cidade, estimado em aproximadamente R$ 600 mil, e apoio para a criação de um espaço adequado para o festival de música.

Já Vera Rossato, prefeita de Ivorá, quer mais informações para desenvolver o turismo no lugar e dar seguimento aos convênios já existentes. “Nossa região é de muita paz e tranquilidade, e tem foco no turismo religioso e ecológico. Queremos fazer obras de calçamento de vias de acesso e estimular a parceria com empresas privadas”, conta. A região da Quarta Colônia é formada ainda pelos municípios de Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Silveira Martins, Pinhal Grande, Nova Palma, Agudo e Restinga Seca.

“Muitas vezes eles não sabem o potencial de seu município e nós orientamos. A maior parte dos prefeitos fica surpresa e se diz satisfeita com a qualidade do atendimento”, diz Marconi Pimentel, coordenador de infraestrutura no estande.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.