Bastidores

Ator conta como foi filmar '2 Filhos de Francisco'

RedeGlobo

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

O longa "2 Filhos de Francisco" (2005), do diretor Breno Silveira, narra a história da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. Francisco (Ângelo Antônio), lavrador do interior de Goiás, tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos numa famosa dupla sertaneja. E o persistente pai, depois de muita luta e dificuldade, consegue ver seu desejo realizado: seus filhos Mirosmar José e Welson David se transformaram em Zezé Di Camargo e Luciano e se tornam uma das duplas sertanejas mais conhecidas do Brasil, com mais de 22 milhões de discos vendidos.

Ângelo Ântônio, ator que deu vida ao personagem título, Francisco, nas telas do cinema, não esconde a admiração que tem pelo pai dos protagonistas:

- Tenho um carinho muito grande por ele e por toda a família. É incrível como, depois de tanto tempo, essa história ainda é tão forte pra mim. O filme mostra bem a capacidade de superação que o Francisco tem. Essa força de acreditar num sonho e não desistir dele - destaca.

Na época da preparação para a filmagem, o ator viajou para a fazenda da família, em Goiás, e passou uma semana com o ex-lavrador. Ângelo conta que a experiência foi importante para compor o personagem e que levou ensinamentos para a vida.

- Eu lembro muito da alegria dele. Tinha uma carroça com uma roda quebrada impedindo nossa passagem e, ao invés de ficar chateado, ele ria da situação. Isso me marcou - relembra Ângelo.

Além do próprio Francisco, Ângelo Antônio conta que teve outras inspirações, tiradas de suas próprias experiências e até mesmo da literatura:

- Tem um senhor que trabalha no sítio do meu tio e eu passei a observá-lo. Ele também tem uma relação forte com as plantas e com os bichos. Além de Guimarães Rosa, que é do interior de Minas Gerais, como eu, e trata muito da conexão do homem com a natureza. Ele passa muita humanidade em seu texto. Guimarães é sempre inspiração.

As gravações de "2 Filhos de Francisco" duraram cerca de um mês, foram ambientadas em Goiás e, segundo Ângelo, as visitas da família Camargo ao set de filmagem eram frequentes e sempre carregadas de muita emoção. Sobre o diretor Breno Silveira, o ator conta que se tornaram amigos depois do trabalho.

- Somos amigos até hoje. Eu admiro muito o Breno, gosto da delicadeza e do cuidado que ele tem com seus trabalhos - elogia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.