Bem-estar

Saiba mais sobre os perigos do sal para a sua saúde

A quantidade escondida nos alimentos é de grande preocupação.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

Muito tem se falado sobre o perigo do sal na alimentação dos brasileiros. O maior problema não está no momento do preparo da comida ou quando colocamos uma pitada de sal na salada, por exemplo, e sim o sal contido nos alimentos embutidos e enlatados, que estão cada vez mais presentes na alimentação diária.

O consumo excessivo de sal contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de doenças graves do coração. Dados da OMS, em 2001, apontam que essas enfermidades foram responsáveis por 60% do total das 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo. No Brasil, o quadro não é menos grave. A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD), realizada em 2008, apontou que 14% da população sofria de hipertensão.

“Hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, retenção de líquidos, doenças renaise o consumo de sal em excesso aumenta em mais de 50% o risco de catarata”, é o que explica Rafaela Isis Reis Allevato, a nutricionista do Hospital San Paolo - centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo.

A principal mudança, segundo a nutricionista, deve começar com novos hábitos. “Idosos e pessoas com problemas cardiovasculares e renais devem, em especial, ter essa consciência, porque eles possuem o metabolismo mais lento”.

Mas por onde começar? Rafaela dá algumas dicas:

•Primeiramente não levar o saleiro, nem aqueles sachês para as refeições.

•Comece a prestar atenção nos rótulos, leia todas aquelas informações que estão na parte de trás das embalagens. Se a quantidade de sódio desse alimento for maior que 400 mg para cada 100g de alimento, esse alimento é considerado rico em sódio, portanto não deve ser consumido.

•Evite o uso de alimentos industrializados como caldo de carne e glutamato de sódio para dar sabor aos alimentos. Substitua-os por ervas frescas ou desidratadas.

•Por fim, uma dica muito importante é sempre ingerir muita água mineral, porque ela ajuda a filtrar esse mineral.

Como medir a quantidade de sal?

O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 6g/dia, sendo que o consumo no Brasil está entre 12 e 19g/dia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.