Degustação

Saiba como harmonizar cervejas e comidas

O primeiro passo é conhecer as características da cerveja e as do prato que queremos harmonizar.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

A primeira ideia que vem a cabeça de qualquer pessoa que pensa em cerveja é de momentos informais de lazer e descontração. Só que a cerveja, uma das bebidas mais antigas, complexas e sofisticadas é muito mais do que isso. Versátil e cosmopolita, a bebida oferece tantas possibilidades de combinação e harmonização que é possível apreciá-la de diversas maneiras. Entre os brasileiros, a versatilidade da cerveja começa a ser explorada com mais interesse: um número crescente de pessoas começa a se dar conta de que a bebida pode ser harmonizada com diferentes alimentos, o que ajuda a realçar as qualidades da bebida e a valorizar o prato.

A escolha de uma boa cerveja – e sua combinação com os alimentos – deve levar em conta, em primeiro lugar, a semelhança ou o contraste do sabor da comida com o da bebida. Os sabores devem ser complementares. O primeiro passo é conhecer as características da cerveja e as do prato que queremos harmonizar. O ponto de partida é a avaliação do aroma e sabor da cerveja para uma combinação adequada com a comida a ser servida.

Algumas combinações já foram testadas por muita gente e tornarem-se consagrada. Veja alguns exemplos:

Cervejas do tipo Pilsen vão muito bem na companhia de aperitivos, carnes vermelhas, pratos orientais, comidas leves e delicadas. As cervejas do tipo Schwarzbier combinam com massas, risotos, carne de porco, salsichas e sobremesas leves à base de chocolate.

As cervejas de trigo harmonizam muito bem com frios, defumados, pratos da culinária alemã, saladas, frutos do mar e peixes assados.

Cervejas do tipo Abadia ficam perfeitas com carnes de sabor mais intensos, como as de carneiro, coelho e de pato, além de queijos de sabores fortes e intensos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.