Conforto

Casa Cor apresenta novo conceito de closet para casal

Arquitetas desenvolveram um espaço democrático para o homem e a mulher.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

Closet, em definição é um cômodo que abriga vestimentas e pertences. Para as arquitetas Cíntia Dantas e Ana Paula Barros essa definição vai muito mais além. O sonho de consumo de 99% do público feminino ganhou mais status nas mãos das arquitetas, que tiveram a missão de projetar um espaço de 26 m² que atendesse às necessidades não apenas da esposa, mas do marido também. Espaço, conforto e ordem foram os princípios básicos para a criação do ambiente, que aposta ainda no conceito de sofisticação, aliada, claro, a praticidade.

É fato que a mulher sempre ocupa maior espaço no armário, com mais roupas, acessórios e sapatos. E, projetar um ambiente para o casal que não consegue chegar a um consenso na hora de guardar seus pertences foi a aposta das arquitetas. O Closet do Casal Casa Cor Maranhão 2012 se reafirma como um espaço democrático, onde é possível para o homem e a mulher estarem presentes sem conflitos.

E, como a palavra de ordem é organização, o espaço foi bem projetado. De um lado a parte masculina, do outro a feminina. Para dividir o ambiente, as arquitetas colocaram uma bancada ao centro com gavetas, toda espelhada, uma espécie de penteadeira. Este ano, a Casa Cor Maranhão celebra São Luís pelo seu quarto centenário, completados em setembro. No Closet do Casal, a homenagem se faz presente com um espelho que tem moldura em forma de grades, uma referência às janelas coloniais dos antigos casarões do Centro Histórico da capital maranhense. “O espelho dá o toque clássico e romântico ao ambiente”, explica a arquiteta Ana Paula Barros.

Enquanto a esposa tem como assento uma cadeira giratória (ideal para fazer make-ups), revestida de fuxico, o marido tem a sua disposição um banco de madeira. Um pequeno lavabo compõe a bancada do Closet. Portas-joias, portas-maquiagem, perfumes com design diferentes e pequenos castiçais foram os itens escolhidos para a decoração da bancada.

Os armários do Closet do Casal são abertos, sem portas. A proposta, além de conferir mais praticidade ao casal, já que as roupas e sapatos ficam fáceis de serem alcançados, ajuda na circulação do ar, evitando que a umidade afete as roupas, por exemplo. Outro ponto importante no ambiente é a iluminação que o local recebeu com uso da tecnologia LED. Mais econômicas e sustentáveis, as luzes de LED não geram calor, permitindo manter sempre no Closet do Casal uma temperatura ambiente.

“As vantagens da tecnologia LED são inúmeras. Podemos destacar que as cores das lâmpadas permitem mais ousadia ao projeto, mais personalização. As luzes de LED, por exemplo, não desbotam as core da roupas”, informa a arquiteta Cintia Dantas.

Cores pasteis predominam em todo o ambiente, para as sócias, os tons claros aplicados com o branco, bege e verde claro, são essências para manter o Closet do Casal clean, com um aspecto ainda mais aconchegante.

Uma ideia de reaproveitamento de material, tendência mundial nas maiores mostras de decoração, caiu bem no projeto. Cabos de vassouras foram cortados e revestem parte do teto e do painel que abriga uma TV LCD. O ambiente fica mais completo com um enorme espelho, que também dá a sensação de amplitude ao espaço. “Dos trabalhamos que já realizamos ao longo da nossa carreira, podemos dizer, sem dúvida nenhuma, que o Closet do Casal é um dos mais especiais”, concluem as arquitetas.

Casa Cor Maranhão 2012

A Casa Cor Maranhão este ano presta sua homenagem restaurando um dos prédios mais conhecidos dentro do conjunto arquitetônico do Centro Histórico. O antigo clube social, que já foi palco de grandes e sofisticadas festas no passado recebe esta segunda edição, que ao que tudo indica será ainda maior do que a primeira.

Este ano serão 47 dias de mostra e 54 ambientes ao todo. Além do aumento em quantidade, os ambientes tem metragem maior, do que o reservado em 2011.

A mostra Casa Cor é conceituada como o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e o segundo maior do mundo. Para realização da edição maranhense da mostra, os franqueados de Casa Cor Maranhão, Adalberto Teobaldo e Henrique Almeida, consideram a experiência adquirida na primeira edição fundamental para superar os novos desafios.

Estima-se a geração de mais de três mil empregos diretos e indiretos e envolvimento de mais de 130 especificadores, com estimativa de público de cerca de 30 mil pessoas, ao longo da exposição.

O projeto arrojado inclui inúmeras novidades, com destaque para a sala de música em homenagem à cantora Alcione, biblioteca e sala de leitura em homenagem ao escritor Ferreira Gullar, Espaço São Luís 400 anos, charutaria, entre outros.

São Luís 400 Anos

A Casa Cor Maranhão também homenageia os quatro séculos de fundação da capital, comemorado em 8 de setembro. Todo o projeto foi concebido para acontecer no Centro Histórico, desde o Lançamento que aconteceu no mês de Janeiro, no Teatro Arthur Azevedo, até ao evento em si, que será realizado no Casino Maranhense. A escolha do local foi estratégica para trazer de volta o glamour desse grande clube social, que faz parte da história de São Luís. Alguns ambientes da Mostra também inspiraram-se na data, como a sala de música Alcione, biblioteca e sala de leitura Ferreira Gullar e Espaço São Luís 400 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.