Bem-estar

Sol e férias: dicas de cuidados especiais para a pele

Saiba como evitar queimaduras e outros problemas.

Imirante com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

Férias, praia, piscina, areia e sol parecem combinações perfeitas para aproveitar a estação mais quente do ano. Porém, a Dra. Carla Góes Pérez, autora do livro “Beleza Sustentável”, alerta para os cuidados que se deve ter com a pele neste período.

“Atualmente, estamos observando várias patologias causadas pelas radiações solares. O efeito do sol é acumulativo e algumas de suas consequências só serão vistas muitos anos após a exposição, principalmente o envelhecimento da pele”, explica a Dra. Carla Góes Pérez.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada ano, cem mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele, sendo a exposição excessiva ao sol a sua maior causa. Portanto, para prevenir o câncer e as doenças de pele é imprescindível o uso do filtro solar.

Outra dica importante é aproveitar o sol nos horários em que seus raios são menos agressivos – até às 10h e após às 16h. Além disso, nos dias quentes e ensolarados, o uso de chapéus, óculos, viseiras e guarda-sóis devem fazer parte do hábito dos brasileiros.

“Infelizmente as pessoas ainda não se conscientizaram efetivamente dos perigos que a exposição prolongada ao sol pode trazer à pele. Sem o uso do filtro solar, algumas queimaduras, manchas e lesões podem tomar grandes proporções, exigindo tratamentos intensos”, comenta Dra Carla Góes Pérez.

O filtro solar deve ser passado 30 minutos antes da exposição solar e a reposição deve ser feita a cada 1 hora ou pós transpiração excessiva. Vale ressaltar que as crianças devem usar o máximo de proteção solar e repô-la continuamente, após entrar no mar ou na piscina.

Outro fator que pode atrapalhar o verão é a insolação. Ela é perigosa e em alguns casos pode levar até morte. Dor de cabeça, tonturas, náuseas, mal estar, vômitos, febre, desidratação e aumento da temperatura do corpo são indícios de sol em excesso.

Pele dourada e bronzeado bonito devem ser sinônimos de um verão bem aproveitado. Por isso, quem não abre mão de um bronzeado, pode optar pelos autobronzeantes, que são encontrados em forma de gel, spray, musse, loções e cremes, em vários tons e com maior durabilidade. Dessa maneira, não há a necessidade de ficar horas e horas sob o sol para conseguir a cor desejada e ainda acabar com uma queimadura.

“Usufrua do verão de maneira adequada e faça do sol seu principal aliado para preparar ótimos dias de férias”, finaliza Carla Góes Pérez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.