Fotografias

Jovens lançam livro de fotografias do Itaqui-Bacanga

Obra possui 90 fotos produzidas por seis moradores da região.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

A área Itaqui-Bacanga, que abriga quase um quinto da população ludovicense e tem 57 bairros, serviu de cenário e inspiração para seis jovens moradores da região com idades entre 14 e 26 anos. Eles são os autores das 90 fotos que integram o livro “Itaqui-Bacanga: um autorretrato”, coordenado pela fotógrafa Veruska Oliveira. O lançamento da obra será realizado hoje, quinta-feira (22), no Odylo Costa, filho, às 18h.

O livro, de 96 páginas, é o resultado de um projeto de mesmo nome iniciado em fevereiro que introduziu os jovens no universo da fotografia. “O objetivo era registrar a comunidade por meio da fotografia, mostrando suas atividades diárias e laborais, manifestações culturais sob o olhar da própria comunidade”, explica Veruska Oliveira, que recebeu o patrocínio da Vale no projeto.

Amanda Silva (20 anos), Aline Silva (17), Izelda Barros (14 anos), Hemily Vale (17), Felipe Alves (22) e Carla de Sousa (26), jovens moradores da região, participaram de oficinas de fotografia e praticaram o que aprenderam registrando cenas do cotidiano dos bairros que compõem a área Itaqui-Bacanga. Para eles uma experiência que foi além do aprendizado das técnicas de fotografia, foi um meio de redescobrir o próprio lar.

"Moro no Itaqui-Bacanga desde que nasci. São 17 anos da minha vida. Durante todo esse tempo nunca achei nada de diferente no lugar. Sempre vi pessoas comuns, fazendo coisas comuns e morando em um lugar comum. Mas, desde que comecei a fazer o curso de fotografia, minha visão se abriu. Comecei a perceber que, por mais que tudo isso fosse normal para mim, para o mundo ‘aí’ fora, é uma vida totalmente diferente, que merece ser mostrado”, diz Hemily Vale.

Segundo a fotógrafa Veruska Oliveira esse redescobrir dos jovens em relação ao próprio bairro era algo esperado desde o início. “Pensamos no projeto, desde o início, como uma forma de colaborar para a criação da identidade da comunidade. A fotografia tem esse poder. Ela dá um novo sentido ao que é visto”, comenta a fotógrafa.

Serviço

O que: lançamento do livro “Itaqui-Bacanga: Um autorretrato”

Quando: quinta-feira (22)

Onde: Odylo Costa, filho, às 18h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.