Festival

São Luís Jazz Festival será lançado com show nesta quinta

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

Será realizada nesta quinta-feira (1), véspera de feriado, a primeira edição do São Luís Jazz Festival, com shows do grupo instrumental Bumba Jazz e das cantoras Célia Maria e Milla Camões.

A programação começa às 20h, no Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criativa Odylo Costa Filho, Centro Histórico, com entrada franca. O evento é uma homenagem aos 400 anos da capital maranhense e foi contemplado no Edital Universal da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.

Neste show, o Bumba Jazz fará um diálogo dos ritmos maranhenses com o Choro e a Bossa Nova, com arranjos e interpretação jazzística. No repertório músicas dos maranhenses Josias Sobrinho e César Teixeira e dos compositores nacionais Pixinguinha, Jacó do Bandolim, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal.

Formado pelo cavaquinhista e bandolinista Robertinho Chinês, o violonista Luiz Júnior e o sanfoneiro Rui Mário, no show do São Luís Jazz Festival, o grupo contará com as participações especiais do baterista George Gomes e do percussionista Wanderson Silva.

As cantoras Célia Maria e Milla Camões serão acompanhadas pelo grupo Bumba Jazz e homenagearão o centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião. No repertório também compositores como Antônio Vieira, César Teixeira e Jackson do pandeiro.

Conheça as atrações do festival

Célia Maria

A maranhense Célia Maria traz na bagagem a experiência de cantora de rádio e de programas de auditório no Rio de Janeiro na década de 60; de turnês por várias capitais brasileiras com o projeto ”Cantores de Ébano; e prêmio de melhor intérprete em festivais. Atualmente prepara seu segundo álbum, no qual faz um resgate de sambas de compositores do bairro da Madre de Deus, em São Luís.

Nos anos 70, no Rio de Janeiro, ao lado do amigo maranhense João do Vale, ela conviveu também com Cartola, Zé Keti, Clementina de Jesus e Paulinho da Viola, freqüentando o Bar Zica Cartola, no Morro da Mangueira.

Com um disco gravado, o homônimo Célia Maria (2001), a cantora deu ao compositor Joãozinho Ribeiro dois prêmios Universidade FM, nas categorias melhor letra e melhor música, pelo choro Milhões de uns. No disco, com arranjos de Ubiratan Sousa – e nos shows da cantora –, há composições de Cesar Teixeira, Chico Maranhão, Bibi Silva, João do Vale, Antonio Vieira, Chico Buarque e Tom Jobim, entre outros. Ela também fez participação no CD “O Samba é Bom”, do mestre de Antonio Vieira, na canção ‘Poema para o Azul’.

Milla Camões ,/b>

Carioca, morando no Maranhão desde a adolescência, a relação de Milla Camões com a música começou aos 15 anos, em São Luis (MA), cantando em coral, e se apresentando em festivais como o FEMACO (Festival Maranhense de Coros).

Em 1999, volta para o Rio de Janeiro e começa a cantar profissionalmente fazendo apresentações na noite, cantando em bares e, mais tarde, em projetos como o “Dia Temático da Música”, criação do Canal Futura, em que se apresentava com um Grupo de Chorinho.

De volta a São Luis, desde 2003, tem se dedicado a música com exclusividade, cantando em bares, projetos musicais, festivais e participação em shows e gravação de discos de artistas locais.

Em 2006, ganhou o 1º Lugar e Melhor Intérprete no 19º FESMAP (Festival de Música de Pinheiro), com a música “Os pais do sertão”, de autoria de Carlinhos Carvalho. Nos anos de 2006 e 2007 é reconhecida pelo seu trabalho com o prêmio da Radio Universidade FM na categoria “Talento da Noite”.

Em 2007, faz show com os violonistas Luiz Júnior e Victor Castro e o cantor Fernando de Carvalho, na Ilha Terceira, Açores (Portugal). Em julho de 2009, fez o show intitulado “A Caminho”, para celebrar seus 10 anos de carreira. Em 2010, conquista o 1º lugar e prêmio de melhor intérprete, ao lado de Adão Camilo, do 9º Festival Maranhense de Música Carnavalesca.

Robertinho Chinês

Parceiros musicais, os instrumentistas integrantes do Bumba Jazz têm em comum o fato de virem de famílias de músicos e terem começado a tocar ainda na infância. Robertinho Chinês, por influência do pai que é intérprete de samba, começou seus estudos musicais aos 8 anos, após ter se encantado com o instrumento nas rodas de sambas, e aos 17 gravou seu primeiro disco. Apesar da pouca idade, já participou de shows de vários artistas maranhenses e nacionais. Foi indicado duas vezes para o Prêmio Universidade FM (2008 e 2010).

Luiz Júnior

Filho e neto de músicos, o envolvimento do violonista Luiz Júnior com a música vem desde os oito anos de idade e sua carreira profissional começou aos 14 anos. Já fez abertura de shows de artistas como Guinga, Zé da Velha e Silvério Pontes, Yamandu Costa e Armandinho. No Festival Internacional de Música de São Luis (2002) fez um show interpretando a obra do mestre Baden Pawel. Como violonista, foi vencedor, por oito anos consecutivos (2004 a 2011), do Prêmio Universidade FM.

Filho do mestre Raimundinho do Acordeon, o jovem sanfoneiro Rui Mário honra a tradição dos grandes mestres do fole como Luís Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos, Osvaldinho e Eliésio. É dono de um estilo sofisticado, que mistura, como poucos, modernidade e tradição. É considerado um dos maiores virtuoses do acordeon em atividade no Maranhão e no Nordeste.

Serviço:

O que: I São Luís Jazz Festival

Onde: Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criativa Odylo Costa Filho, Centro Histórico de São Luís

Quando:,/b> 01-11-2012 (quinta-feira)

Horário: 20h

Ingressos: entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.