Literatura

Vida e obra do escritor português Fernando Pessoa é tema de oficina

O Allternativo / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - A vida e obra do escritor português Fernando Pessoa é tema da oficina Fernando Hiper Pessoa, que começa nesta terça-feira (25) e será ministrada até sexta-feira (29), das 18h às 21h, no Auditório do Palácio Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias), pela professora, pesquisadora e escritora portuguesa Teresa Rita Lopes, especialista na obra do escritor.

Durante os quatro dias de oficina, a professora fará um sobrevoo a respeito da vida/obra de Pessoa, levando em consideração os muitos aspectos que cercam a produção literária do português. "Fernando Pessoa tinha uma vida negativa - não casou, não teve filhos - viveu por meio de seus heterônimos e o que fez de sua vida, foi sua obra", diz a professora, que é ligada à Universidade Nova de Lisboa.

Por causa do pouco tempo, Teresa Rita Lopes pretende dar uma visão panorâmica que abrangerá a biografia do português baseada em sua descendência, posições políticas e formação/identidade por sua educação feita na África do Sul e, por isto mesmo, na língua inglesa. "Vamos ver o quanto essa identidade coincide com a imagem que temos dele", diz a professora.

Teresa Rita Lopes fará ainda uma abordagem sobre os heterônimos de Fernando Pessoa. "Os heterônimos são Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, os demais são personalidades literárias", observa a professora. Outro ponto a ser tratado na oficina é o fato de a afirmação de Pessoa que diz ser sua obra um drama e que cada heterônimo ser um personagem.

A oficina é uma realização do projeto Papoético, que existe desde 2010 sob a articulação do poeta, jornalista e pesquisador de cultura popular Paulo Melo Sousa, reunindo um grupo de convidados que se encontram semanalmente para debater arte e cultura.

Professora

A pesquisadora Teresa Rita Lopes tem doutorado pela universidade francesa Sorbonne, onde defendeu a tese Fernando Pessoa et le drame symboliste - héritage et création (Fernando Pessoa e o drama simbolista - herança e criação). Atualmente, a escritora é professora da Universidade de Lisboa e do Instituto de Estudos Modernistas (Iemo).

Teresa Rita Lopes é uma das maiores especialistas contemporâneas em Fernando Pessoa, tendo centrado o seu trabalho acadêmico há mais de 20 anos na obra do poeta. Atualmente, a professora coordena um grupo de pesquisadores que já produziu vários estudos sobre os escritos de Pessoa, com traduções em várias línguas (espanhol, francês, italiano e alemão).

Além disso, a pesquisadora já organizou exposições sobre Fernando Pessoa em países como Espanha, França e Brasil. Como escritora tem três livros lançados, além de publicação e representação de peças de teatro de sua autoria em vários países.

A oficina tem o apoio de Sesc, UFMA, Academia Maranhense de Letras, Restaurante Dom Francisco, Deputado Bira do Pindaré, Restaurante e Buffett Cantinho da Estrela, Livraria Poeme-se e da Banca de Revistas Praia Grande.

Fernando Pessoa

Nascido em Lisboa, no ano de 1888, Fernando Pessoa teve várias profissões ao longo da sua vida. Aos 6 anos foi morar na África do Sul, onde aprendeu o inglês, o que lhe possibilitou trabalhar em vários lugares como correspondente de língua inglesa e francesa, além de ser empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, ao mesmo tempo em que produzia suas obras em verso e prosa.

Como poeta era conhecido por suas múltiplas personalidades - os heterônimos - que eram e são até hoje objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Fernando Pessoa faleceu na cidade de Lisboa, com 47 anos de idade, vítima de uma cólica hepática causada por um cálculo biliar associado à cirrose hepática.

Serviço

• O quê

Oficina Fernando Hiper Pessoa

• Quando

De hoje até sexta-feira, das 18h às 21h

• Onde

Palácio Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias - Centro)

• Preço

R$ 60,00 (para profissionais) e R$ 30,00 (para estudantes)

• Inscrições

Livraria Poeme-se (Praia Grande) e AML (Centro)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.