Segundo pesquisa

Brasil entra para o ranking de downloads ilegais

O país ocupa o quarto lugar na longa lista da pirataria.

CifraClubNews

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

Com a intenção de ranquear os países que mais baixam músicas de forma ilegal, a BBC de Londres recomendou uma pesquisa junto ao site Musicmetric, que é especialista em analisar o fluxo de arquivos musicais na internet.

Na lista que agrupa as 20 nações que mais fazem downloads ilegais, o Brasil aparece em 5º lugar. Os dados analisados neste estudo foram coletados com base nos seis primeiros meses de 2012.

Em território brasileiro, foram quase 20 milhões de downloads, enquanto o líder beira a quantidade de 100 milhões. Porém, o levantamento destes dados se restringe a downloads via torrent.

A pesquisa também apontou quem são os artistas favoritos dos internautas que baixam músicas. A pop star Rihanna ocupou o lugar mais alto do pódium, pois, seu último álbum, “Talk That Talk”, foi baixado em aproximadamente 1,25 milhão de vezes. No Brasil, o campeão é o DJ estadunidense Billy Van, que conseguiu o posto graças ao acordo feito com programas de torrent para distribuir sua música gratuitamente.

O número total de downloads no mundo inteiro foi de 405 milhões, que são distribuídos entre cerca de 705 mil artistas diferentes. Algo em torno de 78% dos arquivos baixados foram álbuns inteiros, enquanto 22% representam os downloads de músicas avulsas.

Confira o ranking completo:

Estados Unidos

Reino Unido

Itália

Canadá

Brasil

Austrália

Espanha

Índia

França

Filipinas

México

Holanda

Portugal

Polônia

Grécia

Hungria

Chile

Romênia

Suécia

Bélgica

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.