Beleza

Conheça mais sobre a celulite e seus tratamentos

Saiba contornar esse problema que incomoda tanto as mulheres.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

As mulheres são as principais vítimas das três maiores inimigas do verão: celulite, flacidez e gordura localizada. Apesar de parecer ser difícil escapar desse problema, existem alguns tratamentos que podem ajudar a amenizar esses incômodos.

A celulite, por exemplo, é uma das principais queixas das mulheres atingindo 95% delas, principalmente as que estão sujeitas a alterações hormonais como: puberdade, gravidez e o uso constante de anticoncepcional.

De acordo com a Dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, Diretora Médica da Clinique des Arts (CRM - SP 92.409) a celulite surge no abdômen, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas devido principalmente ao acúmulo de gordura e retenção e líquidos. “A celulite começa a aparecer e incomodar porque o organismo das mulheres tem tendência a acumular gordura nas zonas ditas ginóides, ou seja, femininas, como culotes, coxas e nádegas.

Essa gordura se deposita na hipoderme, camada que contém também fibras que ligam a superfície da pele ao tecido profundo,repuxando a derme para baixo, estimulando o surgimento de “furinhos”, que são característicos da celulite”, explica a dermatologista.

Além disso, a celulite também está relacionada à hereditariedade, sedentarismo, alterações hormonais e alimentação inadequada. Quando esses fatores atuam em conjunto, eles promovem um desequilíbrio na circulação linfática e venosa, que em associação com o excesso de gordura localizada, liberam toxinas e alteram a composição do tecido subcutâneo, causando uma irregularidade da superfície da pele, que é o famoso aspecto “casca de laranja”.

“Outro fator que pode ser levado em consideração para o surgimento da celulite é a obesidade. O aumento do peso favorece no repuxamento das fibras. O excesso de gordura pode comprimir os vasos sanguíneos e linfáticos ocasionando inchaço e fibrose. A obesidade e celulite pode se tornar mais grave provocando inflamação, dores, rompimentos de vasinhos e até insuficiência vascular, com varizes, em pessoas predispostas”, destacou a dermatologista, Luciana Macedo de Oliveira.

Conhecendo a celulite:

O dermatologista consegue distinguir apenas com o exame visual, em qual classificação a celulite apresenta. Ela está divida em três graus:

-Grau 1: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitada. Ao pinçar a região surgem ondulações, covinhas e depressões. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.

-Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente ao ficar em pé, mas não deitada.

-Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitada. Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.

Conheça os tratamentos eficazes para combater esses três vilões:

Subcisão

É o único tratamento reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. E consiste na introdução de uma agulha, por baixo do furinho da celulite com o intuito de cortar as fibras que repuxam a pele para baixo, desfazendo os nódulos. Para esse tratamento é necessário uma anestesia local e só deve ser realizado em estágios mais avançados.

Após o tratamento, é recomendado o uso de curativo compressivo e de meias elásticas, o resultado pode ser notado entre 15 a 30 dias.

Drenagem linfática

O procedimento é feito por uma massagem suave que estimula a reabsorção do edema da celulite para os canais linfáticos, que correspondem a vasos finos que levam os líquidos dos tecidos para as veias.

Endermologia

Ela é realizada por meio de um aparelho com a finalidade de sucção da pele por um tubo, enquanto ela é comprimida entre dois rolos, provocando uma massagem vigorosa. Esse tratamento tem como objetivo redistribuir a gordura de forma mais uniforme no tecido subcutêneo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.