Campanha

Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagoas

Na Mira com informações da assessoria 15/09/2012 às 07h49

Hoje, sábado, dia 15 de setembro, será realizado, pela primeira vez, em São Luís, o Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagoas - Clean Up The World.

Em São Luís, a campanha será marcada pela realização de um grande mutirão para recolhimento de lixo nas praias que margeiam a Avenida Litorânea. O objetivo é: sensibilizar a população para a prática de atitudes sustentáveis e de ações transformadoras em busca de soluções integradas para os problemas ambientais das praias da capital maranhense.

O evento também pretende nutrir, nos moradores e visitantes, os sentimentos de zelo e valorização das praias, bens de uso comum do povo e importantes patrimônios naturais da cidade, em um momento histórico tão importante: a comemoração dos seus 400 anos de fundação (em 8 de setembro de 2012).

O Clean Up The World em São Luís

A programação do DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DAS PRAIAS, em São Luís, será desenvolvida durante toda a manhã. O evento será aberto às 8h, na praia do Calhau, em frente ao Círculo Militar (maior ponto de concentração) e nos ecopontos distribuídos ao longo da orla entre o Círculo Militar (praia do Calhau) e a Praça do Pescador (Praia de São Marcos).

Terá início com atividades físicas preparatórias para o mutirão de limpeza (8h). Em seguida, as 8h30, será feita a entrega do material de coleta (sacolas, luvas e formulários) aos grupos de voluntários no principal ponto de Concentração (Círculo Militar-Praia do Calhau) e nos ecopontos localizados ao longo da orla (entre o Círculo Militar e a Praça do Pescador - onde estarão montados os estandes da organização do evento e das instituições e órgãos parceiros).

As 10h será iniciada, oficialmente, a ação de coleta de resíduos em São Luís e em todas as cidades que participam da campanha no Brasil. O evento será encerrado as 13h, na Praça do Pescador (Praia de São Marcos), com a destinação dos resíduos recolhidos e uma grande confraternização com os voluntários.

Caminhando e limpando as praias

Nesse mutirão a limpeza das praias será feita em uma área de cerca de 3.800 metros de extensão compreendida entre o principal ponto de concentração (Círculo Militar-Praia do Calhau), e o ponto de encontro final (Praça do Pescador- Praia de São Marcos). Durante a limpeza os grupos de voluntários percorrerão áreas específicas que compreenderão areia, calçadão e beira mar, recolhendo todo tipo de lixo. Entre os resíduos que deverão ser recolhidos estão latas, cocos, garrafas, copos, pratos e também o chamado microlixo (guimbas de cigarro, tampinhas de garrafas, canudinhos).

Cada voluntário levará consigo uma sacola biodegradável com capacidade de até 5 kg para acondicionarem o lixo e um par de luvas que serão fornecidas pela Sema. Quando essas sacolas estiverem cheias serão entregues pelos voluntários nos ecopontos situados em locais estratégicos na orla.

Posteriormente, o material (resíduos) entregue nos ecopontos será transportado em caminhões, cedidos por empresas parceiras, até o ponto de encontro final do percurso, na Praça dos Pescadores. Nesse local todos os resíduos recolhidos pelos voluntários serão selecionados e encaminhados a sua destinação final pela parceira CEMAR por meio do projeto ECOCEMAR. Cabe ressaltar que o peso de todo o material reciclável recolhido será revestido em bonificação na conta de energia de uma instituição filantrópica a ser definida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) em parceria com o projeto ECOCEMAR.

O que é o Clean Up The World World?

O Clean Up the World (CUW) é uma das maiores ações globais de limpeza e conservação do meio ambiente. O Projeto existe desde 1993 e é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). No Brasil, a campanha existe desde 2003, organizada pelo Instituto Ecológico Aqualung, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, da Marinha do Brasil, do Greenpeace Brazil, entre outros órgãos, instituições governamentais e ONGs. O maior foco da ação nacional é a conscientização sobre a necessidade de manter as praias, rios, lagos e lagoas sempre limpos por meio de atitudes sustentáveis.

O Clean Up The World em números

Em 2011, a campanha chegou a reunir 125 países, mobilizando cerca de 40 milhões de pessoas no planeta. Gente que participou como voluntária em ações de limpeza de rios, lagos, lagoas e praias, plantio de árvores e debates sobre sustentabilidade numa grande campanha global de conscientização. Em 2012, há expectativa é que o número de voluntários seja ainda maior, com mais cidades aderindo à campanha ao redor do mundo.

No Brasil o “CLEAN UP THE WORLD” será realizado, simultaneamente, em São Luís, Rio de Janeiro (Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Prainha, Grumari, Sepetiba, Ilha de Paquetá, Maricá, Itaguaí, Saquarema e Cabo Frio), Aracaju (Sergipe), Florianópolis (Santa Catarina), Americana (SP) e Paraná, além de praias, rios, lagos e lagoas, em mais de 125 países.

Diante da realidade ambiental das praias em São Luís, a campanha justifica-se pela sua potencialidade mobilizadora de órgãos competentes para tratar da problemática de saúde pública relacionada à balneabilidade das águas.

Quem apóia a Campanha?

O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DAS PRAIAS, em São Luís, terá o apoio do Instituto Ecológico Aqualung, da Empresa OGX, do Sistema Mirante de Comunicação, da Suzano, da Empresa Clean Limpeza, da Coca-cola/Renosa, da CEMAR, da ALUMAR, da UNIHOSP, da EMAP, da CEFOR, do SESI/SENAI, do Cerimonial Essencial, da EMAP, da São Luís Engenharia Ambiental , da Vale, do Marafolia, da Petrobras, do 24 º Batalhão de Caçadores, da Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros, além da participação de um grande número de representantes da iniciativa privada, do Poder Público, estudantes e sociedade civil organizada.

A expectativa da Sema e do Instituto Aqualung é de que mais de mil pessoas participem como voluntários dessa grande campanha mundial de conscientização e sensibilização ambiental colocando em prática o princípio primordial da agenda 21 que preconiza o agir localmente pensando globalmente.

É importante mencionar que o evento é gratuito, não havendo, portanto, nenhuma taxa ou contribuição financeira para a adesão de voluntários.

Quem pode ser voluntário?

Qualquer pessoa poderá participar do mutirão. Para tal basta inscrever-se no site da Sema (www.sema.ma.gov.br) ou no local e unir-se a um grupo de voluntários que será comandado por um coordenador de grupo de voluntários. Tais coordenadores, que também são voluntários, foram capacitados para exercerem tal função, pelo Instituto Ecológico Aqualung, na metodologia CUW/PNUMA, durante a I Conferência Estadual de Sustentabilidade nas Praias e Lagoas (29/08).

Vale ressaltar que as crianças só poderão participar do mutirão se estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis. A expectativa da Sema e do Instituto Ecológico Acqualung é de que mais de mil pessoas participem do evento, entre elas cerca de 90 coordenadores de grupos de voluntários.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

8h Alongamento e atividades físicas preparatórias para a ação- no Ponto Principal de Concentração localizado no Círculo Militar;

8h30 Entrega do material aos grupos de voluntários e participantes no principal ponto de Concentração localizado em frente ao Círculo Militar (Praia do Calhau) e nos ecopontos localizados ao longo da orla (entre o Círculo Militar e a Praça do Pescador onde estarão montados os estandes da organização do evento e das instituições e órgãos parceiros).

10h Início da Ação.

10h40 Início do registro e recebimento dos resíduos recolhidos nos pontos de apoio ao longo do percurso.

Início das “campanhas educativas” na praia – Distribuição de cartilhas de Educação Ambiental e panfletos.

11h Campanha de reflorestamento – Distribuição de mudas, na Praça do Pescador;

13h Finalização da ação de limpeza com o registro do material recolhido e a destinação final dos resíduos e confraternização final de todos os voluntários na Praça do Pescador, na Av. Litorânea.

Outras informações sobre o CLEAN UP THE WORLD e INSTITUTO AQUALUNG e fotos sobre o evento em diversos países estão disponíveis nos sites:

www.cleanuptheworld.org e www.institutoaqualung.com.br

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.