Espetáculo

Espetáculo Giselle: drama traduzido pela dança

Espetáculo do Ballet Olinda Saul será apresentado nos dias 23 e 24, às 19h, no TAA.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h20

SÃO LUÍS - Um dos balés mais aplaudidos do mundo, Giselle terá montagem completa e original em São Luís. O feito é do Ballet Olinda Saul, que fará a encenação do espetáculo que desde a sua estreia na França, em 1841, é sucesso nos palcos do mundo todo. A versão maranhense será apresentada nos dias 23 e 24, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Centro).

Participarão do espetáculo 30 alunos do Projeto Dança Criança que formam o Ballet Jovem Olinda Saul, uma companhia de dança com média de idade de 15 anos. Além de seu corpo de baile, a montagem terá a participação do bailarino cubano Javier Torres (1º bailarino do Ballet Nacional de Cuba e do North Ballet de Londres), de Luiza Boaventura (1ª bailarina do Dance Alive National Ballet, dos EUA), de Michelle Saramago (1ª bailarina do Grupo Mineiro de Danças Clássicas, Belo Horizonte) e de Isabella Maylart (1ª bailarina do Pavilhão D de São Paulo). Ao todo serão 55 artistas no palco.

Entre os maranhenses, os bailarinos Cleo Junior e Dariel Novack. Olinda Saul também fará participação no espetáculo. Há anos atuando apenas nos bastidores, ela conta que o retorno será como a personagem Berth, mãe de Giselle. “Aceitei o personagem pelo fato de que há algum tempo queria voltar ao palco e também porque o balé foi convidado para ser apresentado no festival de Dança de Fortaleza, cidade na qual fui muito bem acolhida quando era bailarina e a perspectiva de dançar lá me agrada muito”, justifica.

O balé é uma homenagem aos 400 anos de São Luís. “Este é o nosso grande presente para a cidade, uma forma de dizermos o quanto amamos São Luís e quisemos expressar isso por meio de uma obra grandiosa como é Giselle”, diz Olinda Saul.

Montagem – Giselle tem dois atos e a trilha sonora é composta por músicas de Adolphe Adam, Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges e Theophile Gautier. A primeira coreografia foi de Jean Coralli e Jules Perrot para o Imperial Ballet por Marius Petipa. Estreou em 28 de junho de 1841 com o Ballet do Teatro da Academia Royal de Musica em Paris, França, tendo Carlota Grisi interpretando Giselle, Lucien Petipa como o Conde Albrecht, Adele Dumilatre sendo Myrtha, a Rainha das Willis, e Jean Coralli como Hilarion.

O primeiro ato começa em uma rústica vila na qual vive Giselle, uma camponesa jovem e ingênua, e sua mãe, Berth. Giselle apaixona-se por Loys, que mora em uma aldeia, mas que na realidade, chama-se Albrecht e é um nobre comprometido com Bathilde, filha do Duque.

Giselle é enganada por Loys, que não consegue contar a verdade sobre sua nobreza à amada. Em uma manhã, quando todos da aldeia partem para a colheita, Hilarion, o guarda-caça da vila, relembra a Giselle o seu amor por ela, que diz a ele que já esta apaixonada por outro. Hilarion está atento a Loys porque pretende descobrir seus segredos.

Descoberto o segredo, Hilarion conta a todos na vila sobre Loys/Albrecht. Giselle não acredita e para provar, Hilarion chama-os e todos os nobres aparecem. Albrecht fica confuso quando vê Giselle e confirma ser noivo de Bathilde. Giselle perde a razão por defrontar-se com a mentira de Loys e em um acesso de loucura, crava a espada em seu próprio peito.

No segundo ato, a floresta é palco para um baile mágico das Willis, fantasmas de donzelas traídas pelos seus amados e que morreram. Myrtha, a Rainha das Willis, dança em torno da sepultura de Giselle que é retirada para iniciar os ritos de passagem para o mundo das fantasmas.

Ela dança graciosamente com suas novas irmãs, mas um barulho as assusta e elas se escondem entre as árvores. Albrecht aproxima-se da sepultura com flores. Giselle ainda o ama e surge para ele que tenta tocá-la enquanto ela desaparece. As Willis capturam Hilarion e Myrtha ordena que ele dance ate a morte no fundo do lago. As Willis dançam alegremente comemorando o destino de Hilarion quando apercebem-se de Albrecht. Capturam-no também, mas Giselle o protege.

Serviço

• O quê

Giselle, com o Ballet Olinda Saul

• Quando

Amanhã e domingo, às 19h

• Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro)

• Ingressos

R$ 20,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.