Concerto

'Grupo ALLEGRETTO - 15 Anos de Música Antiga' no TAA

Com entrada franca, grupo se apresenta hoje (15), com composições medievais e renascentistas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h21

O grupo pernambucano ALLEGRETTO dá seguimento a sua turnê pelo nordeste, chegando hoje (15) a São Luís do Maranhão, com o concerto "Grupo ALLEGRETTO - 15 Anos de Música Antiga". Este concerto faz parte de um projeto aprovado pelo governo do estado de Pernambuco através da lei de Incentivo á Cultura, FUNCULTURA, onde o grupo realizará seis concertos, por algumas cidades do nordeste, divulgando a música antiga dos períodos da idade média e barroca da história da música.

O show será no Teatro Arthur Azevedo, às 20 horas, com entrada franca.

Conheça o grupo ALLEGRETTO

O grupo ALLEGRETTO teve origem em 1996, a partir da classe de Prática de Conjunto de Flauta Doce do Conservatório Pernambucano de Música. Tem como meta o estudo e a interpretação da música antiga entre os períodos medieval e renascentista, indo até o barroco, abrangendo repertório do século XIII ao XVII.

Sendo um grupo instrumental e vocal de Música Antiga em seus concertos, o grupo utiliza cópias de instrumentos de época como: flautas doces renascentistas e barrocas, alaúde, vihuela e guitarra renascentista, viola da gamba, cornamusa e instrumentos de percussão. Além dos instrumentos, o grupo conta com um quarteto vocal misto e desde agosto de 2010, incluiu a dança renascentista nos concertos e ainda um apresentador, ou melhor, um Bobo da corte.

Compondo a estética visual e cênica, faz uso de figurino que reporta aos períodos interpretados. Também fazem parte das apresentações a declamação e leitura de poemas e prosas, bem como danças características contextualizando a arte e o espírito lírico da época retratada.

CONCERTOS

11 de Maio - Natal- RN - Escola de Música da UFRN - Auditório Onofre Lopes

19 de Maio - João Pessoa - PB - Teatro Santa Roza

25 de Maio - Campina Grande - PB - SESC

03 de Junho - Maceió - AL - Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL)

15 de Junho - São Luis - MA- Teatro Arthur Azevedo

29 de Junho - Recife - PE - Igreja Madre de Deus

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.