temporada junina

Espetáculo musical para reverenciar São Luís

A Companhia Barrica, em ritmo de pré-temporada junina, prepara auto junino em homenagem a SL.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h21

A Companhia Barrica prepara pré-temporada junina para o período de 8 a 13 deste mês, na Casa Barrica (Madre de Deus), sempre às 20h. Músicos, cantores e bailarinos, entre eles o novo elenco incluído ao corpo de baile após a seleção nas oficinas do Ponto de Luz (do projeto Ponto de Cultura do Governo Federal), apresentarão auto O Boizinho Barrica e a Estrela Bailarina nas Festanças da Ilha Encantada.

O espetáculo de dança e música, contemplado no Edital Universal de Apoio à Cultura Maranhense da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Maranhão, será também para lançamento das novas canções compostas especialmente para a temporada junina deste ano e em homenagem ao aniversário de 400 anos de São Luís. No total, foram escritas 18 canções, as quais traduzem as encantarias da Ilha de São Luís, que ao longo de sua história de quatro décadas foi rebatizada com vários codinomes, entre eles Ilha de Trindade, França Equinocial, Cidade dos Azulejos, Lisboeta Europeia, Atenas Brasileira, Ilha do Amor e Jamaica Brasileira.

“Nesse espetáculo, nós cantamos e dançamos o encanto da estrela bailarina pelas festas da nossa cidade, conforme a história fictícia que criamos para inspirar as composições e fazemos referência à cidade dos 400 anos. Isto significa dizer que a proposta do espetáculo foi ampliada por causa das celebrações em torno do aniversário”, afirma José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica.

Cancioneiro

Dentro da proposta do espetáculo intitulado O Boizinho Barrica e a Estrela Bailarina nas Festanças da Ilha Encantada, foram incluídas músicas do cancioneiro maranhense: Upaon Açu (Humberto de Maracanã), O Bandeireiro do Divino (Ubiratan Sousa), Louvação a São Luís (Bandeira Tribuzi), Todos cantam a sua terra (João do Vale), além de composições próprias da Companhia Barrica que homenageiam a cidade, compostas por Luís Bulcão e José Pereira Godão. Do repertório, Godão destaca três canções: Quadrilha Viva São Luís, Seja Feliz São Luís, Rei Sol e Colar de Areia.

“Na verdade, a nossa homenagem para São Luís será uma prazerosa viagem pela poesia desta cidade patrimônio histórico, suas lendas, encantos e tradições culturais. Isto reflete a nossa paixão por esta terra, tal qual o apreço da estrela bailarina que viaja nas noites de céu iluminado se derramando em sedução pela Ilha do Amor, sempre curiosa pelas coisas da cidade. Esta é a base da inspiração do Boizinho Barrica, que quer mostrar ao mundo a beleza de São Luís do Maranhão”, explica José Pereira Godão, referindo-se ao trabalho da Companhia Barrica, que já se apresentou em outras cidades brasileiras e em diversos países do mundo, como Canadá, Estados Unidos, França, Coréia e Japão.

O espetáculo O Boizinho Barrica e a Estrela Bailarina nas Festanças da Ilha Encantada deverá ser assistido por mais de cinco mil pessoas durante os seis dias em que permanecerá em cartaz. A Casa Barrica tem capacidade para 800 pessoas sentadas. O público se distribuirá nas arquibancadas, no espaço da varanda e ao redor das mesas dispostas na arena principal.

Segundo José Pereira Godão, a casa está sendo transformada em um arraial junino. Ele destaca que a proposta se trata de um espetáculo a céu aberto (a Casa Barrica ainda não recebeu a cobertura da arena), no estilo teatro de arena. Durante a apresentação, o público terá opção do serviço de bares. Os artistas que compõem o musical estarão usando novo figurino e nos vocais estarão os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão.

O auto O Boizinho Barrica e a Estrela Bailarina nas Festanças da Ilha Encantada agrega 130 bailarinos, entre homens e mulheres; 40 ritmistas, elenco de harmonia e metais e 10 músicos, além da dupla nos vocais. No dia 9, o elenco adulto dará lugar ao corpo de baile mirim e se apresentará o grupo Barriquinha, conforme informou a produção.

Serviço

• O quê

Espetáculo O Boizinho Barrica e a Estrela Bailarina nas Festanças da Ilha Encantada, da Companhia Barrica (pré-temporada junina)

• Quando

Do dia 8 ao dia 13 deste mês

• Onde

Casa Barrica (Madre Deus)

• Ingressos:

R$ 10,00 (à venda na bilheteria)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.