Arte

Func define novos prazos para inscrições no 3º Salão Artes Plásticas

Atualizada em 27/03/2022 às 12h22

A Fundação Municipal de Cultura (Func) prorrogou até o dia 22 de maio as inscrições para a terceira edição do Salão de Artes Plásticas de São Luís. Artistas e profissionais com trabalhos nas categorias: pintura, escultura, desenho, gravura, instalação, performance, vídeo e fotografia, podem confirmar a participação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 h, no Trapiche Santo Ângelo (Oficina-escola).

Todos os trabalhos inscritos devem ter como base o fragmento do poema “Canhões do Silêncio”, do escritor e jornalista José Chagas: “A cidade foi possuída pelo tempo, está grávida de seu passado e, dependendo de nós, poderá parir um demônio ou um anjo”.

A inscrição deve ser feita em ficha própria acompanhada, obrigatoriamente, do dossiê do artista. Cada participante poderá inscrever até três obras inéditas. O dossiê, em papel formato A4, deverá conter currículo do artista, termo de compromisso devidamente assinado e preenchido, foto de cada trabalho inscrito, impressa em papel fotográfico no tamanho 15x21cm, com as devidas identificações do autor, nome, título, data, técnica, dimensões da obra e texto explicativo sobre o trabalho no contexto temático designado pela frase de José Chagas.

A Pré-seleção para participação no Salão será feita por meio do dossiê do artista e deverá ser analisada por uma Comissão Técnica local nos dias 23 e 24 de maio. A divulgação das obras selecionadas para concorrer à premiação será feita entre os dias 25 e 27, e estará disponível no Blog da Func (www.funcsl.wordpress.com) e no site da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br).

A abertura do Salão de Artes Plásticas está agendada para o dia 06 de junho no Trapiche Santo Ângelo e deverá permanecer aberto à visitação pública até 30 de setembro.

Premiação - Um Júri Técnico, de caráter nacional, deverá selecionar, entre os dias 22 e 24 de junho, cinco trabalhos que receberão prêmios no valor bruto de R$ 4.000, independente de categoria, além do melhor trabalho do Salão que receberá um prêmio no valor bruto de R$ 10.000.

O Trapiche Santo Ângelo (Oficina-escola) fica localizado na Avenida Vitorino Freire, s/n – Praia Grande (em frente ao Terminal de Integração). O regulamento e outras informações sobre o evento podem ser consultados no Blog da Func.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.