Cinema

Filmes do Guarnicê de Cinema serão exibidos no Teatro São Luís

O festival, promovido pela UFMA, ocorrerá entre os dias 10 e 16 de junho, com novidades.

Carla Lima / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h22

SÃO LUÍS - A 35ª edição do Festival Guarnicê de Cinema trará algumas novidades, que prometem agradar aos cinéfilos de plantão. O festival, um dos mais antigos do país, está mais enxuto. Volta a acontecer no mês de junho (nos últimos dois anos, o evento foi realizado em meses diferentes) e terá os filmes exibidos no Teatro São Luís (antigo Cine Roxy, no Centro Histórico de São Luís). Quem desejar inscrever suas produções tem até amanhã para fazê-lo. Toda a programação será gratuita.

Marcado para os dias 10 a 16 do mês de junho, o Guarnicê de Cinema acontece, de acordo com o diretor do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Alberto Dantas, com uma verba 40% menor em relação ao ano passado. “Mesmo com menos recursos, reformulamos o Guarnicê para torná-lo mais dinâmico, mais atual. O evento promete ser mais leve, com um formato semelhante ao de outros festivais”, destaca Dantas, ressaltando que as mudanças foram discutidas com cineastas e produtores. “Realizamos reuniões com quem faz cinema e a partir das demandas deles formatamos o Guarnicê”, completa.

O Festival Guarnicê de Cinema tem como objetivo incentivar a realização de filmes em curta, média e longa metragem no país; fomentar o aparecimento de novos realizadores e difundir a produção do audiovisual realizada no Brasil, bem como favorecer o intercâmbio entre países ibero-americanos e de língua portuguesa.

O festival terá espaço para mostras competitivas e não competitivas e aceitará filmes de longas-metragens (acima de 60 minutos); médias-metragens (acima de entre 21 e 59 minutos); e curtas-metragens (até 20 minutos) em 35mm ou em formato digital MOV Codac hl264.

Esta edição do evento tem como patrocinadores a Petrobras, Vale, Alumar e Banco do Nordeste e apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Fundação Municipal de Cultura (Func). O evento é promovido pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/Proex).

Competitiva

De acordo com o regulamento podem se inscrever para a mostra competitiva realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa. Cada participante poderá inscrever até dois filmes curta, média e longa-metragem sobre qualquer tema, desde que não tenha participado na condição de concorrente em edições anteriores do Festival Guarnicê de Cinema.

Alberto Dantas explica que todos os filmes inscritos serão pré-avaliados. “Uma comissão do festival vai analisar os filmes e decidirá os que vão participar”, diz o diretor do DAC, afirmando que a comissão julgadora da mostra competitiva ainda não está definida.

Caberá ao júri escolher o melhor filme nacional; melhor filme realizado por maranhenses nas três categorias e atribuir aos concorrentes o Troféu Guarnicê para a melhor direção, melhor roteiro, melhor direção de fotografia, melhor montagem, melhor edição, melhor trilha sonora original, melhor som, melhor direção de arte, ator, atriz, além de outorgar o Troféu São Luís aos trabalhos concorrentes da mostra ou a convidados, pessoas ou instituições ligados ao evento.

Paralelas

Além da premiação oficial, as produções participantes do festival também concorrerão nas mostras paralelas. Uma delas será a da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-MA), que constituirá um júri específico da própria entidade para outorgar o troféu da entidade.

Já a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, por meio do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, atribuirá o Prêmio e o Troféu Nego Chico aos filmes do concurso Refestança para trabalhos que abordem a temática cultura popular.

A Assembleia Legislativa do Maranhão premiará três trabalhos audiovisuais divididos em três categorias. A primeira é o Prêmio Mauro Bezerra, que contemplará o melhor documentário em curta-metragem; a segunda é o Prêmio Bernardo Almeida, que contemplará o melhor média-metragem, e a terceira o Prêmio Erasmo Dias, outorgado para o melhor curta-metragem. Os filmes devem ser de realizadores maranhense e falar sobre o estado.

Quem for às sessões do Festival Guarnicê poderá votar e escolher a melhor obra de curta e de media-metragem. Os interessados em participar do júri popular deverão se inscrever e obter 80% de participação no Festival. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho, no site www.cultura.ufma.br. Os credenciados terão direito a certificado de participação.

Homenagens - No ano em que celebra suas 35 edições, o Festival Guarnicê de Cinema homenageará a atriz Marília Pêra. O cineasta, jornalista, professor e presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, e o também cineasta e professor Murilo Santos também serão homenageados nesta edição.

Além de Marília Pêra, o festival reunirá grandes nomes da teledramaturgia brasileira, diretores renomados, videoastas e produtores regionais. “Nesta edição especial de 35 anos, o Guarnicê deverá manter a média de público, estimada em 10 mil pessoas, a maioria estudantes de ensino médio e superior e cinéfilos locais”, acredita Alberto Dantas.

Além das mostras de filmes, o festival traz na programação palestras, cursos e mostras itinerantes em vários bairros da capital. Alberto Dantas explica que as mostras temáticas não competitivas serão itinerantes.

Serviço

• O quê

Inscrição de filmes para o Festival Guranicê de Cinema

• Quando

Até amanhã

• Onde

No site www.cultura.ufma.br

Curiosidades sobre o festival

- É o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, promovido por universidades.

- A UFMA mobiliza professores, servidores e alunos dos departamentos de Assuntos Culturais, Comunicação Social e de Artes.

- O festival reúne diretores, videomakers, produtores regionais e é assistido por mais de 10 mil pessoas.

- Também mobiliza municípios e comunidades do Estado, por meio de apresentações de trabalhos ao ar livre, palestras, cursos e mostras itinerantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.