Concurso

Programa Natura Musical amplia seu investimento na música brasileira

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h22

Com o objetivo de estimular cada vez mais a produção musical nacional, a plataforma de Editais do Programa Natura Musical, que vai contemplar iniciativas de todos os estágios da produção cultural: desde a gravação de CD, DVD, turnê de shows ou festival, produção de filmes, livros, até mesmo projetos de pesquisa, resgate de acervo ou ação educativa que tenham a música brasileira como foco principal, ganha mais espaço e investimento a partir deste ano.

Com inscrições abertas até o dia 25 de maio – para pessoas físicas e jurídicas – o 1º Edital Nacional 2012 vai destinar R$ 1,5 milhão a ser dividido entre todos os selecionados. Os projetos inscritos devem, obrigatoriamente, ter o registro no Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) ou estar aptos à captação de recursos por meio da Lei Rouanet ou da Lei do Audiovisual.

Para a Natura, os editais públicos são uma forma de incentivar e valorizar a cultura brasileira com o objetivo de fomentar a música do País e oferecer mais oportunidades, não apenas a artistas reconhecidos do grande público, mas também a nomes de excelência artística ainda não revelados e formatos diferenciados de vivenciar a música, como acervos e filmes. “Fazer um Edital é democratizar o acesso aos recursos incentivados. Neste ano realizaremos cinco editais, sendo dois deles Nacionais, um na Bahia, um no Pará e outro em Minas Gerais. Será um total de R$ 6 milhões investidos”, destaca Karen Cavalcanti, gerente de Marketing Institucional da Natura.

Para participar do 1º Edital Nacional 2012, os interessados devem acessar o site institucional www.natura.net/patrocinio ou o Portal www.naturamusical.com.br, que disponibilizará o Regulamento do Edital na íntegra e preencher todo o formulário eletrônico. Para seleção de um projeto, são considerados nove critérios, classificados em três pesos de importância, entre eles: adequação ao conceito Natura Musical, potencial de repercussão e mobilização, relevância cultural e projetos que proporcionem experiências prazerosas entre as pessoas e a música brasileira. Neste ano, terão maior peso na seleção os projetos com maior impacto sociocultural ou maior relevância artística para o cenário musical brasileiro.

O processo de seleção será feito entre maio e julho deste ano e todos os projetos inscritos serão avaliados quanto ao conteúdo e o cumprimento dos requisitos mínimos estabelecidos no regulamento do Edital. As propostas válidas serão analisadas por uma Comissão Técnica independente, formada por especialistas da área musical e cultural, que recomendará os projetos mais alinhados aos conceitos e critérios do Edital para escolha final que será feita por uma Comissão Estratégica da Natura. A divulgação dos selecionados está prevista para agosto de 2012.

Serviço

Inscrições do 1º Edital Nacional 2012 do Natura Musical

Período: de 24 de abril a 25 de maio

Inscrições: www.natura.net/patrocinio ou www.naturamusical.com.br

Mais informações aos proponentes: (11) 3146 0970, de segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h, ou no email edital@naturamusical.com.br durante o período de inscrições.

Período de seleção dos projetos: entre maio e julho

Divulgação dos selecionados: previsto para agosto de 2012

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.