Rock

Festival MOA agita multidão de roqueiros

O festival é realizado em parceria com a Lamparina Produções, Negri Concerts e CK Concerts.

Raíza Carvalho, Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

Cancelamento de bandas, falta de estrutura, desencontro de informações e filas gigantescas marcaram o primeiro dia do Metal Open Air (MOA), festival de heavy metal que se iniciou ontem e se encerrará amanhã (22), no Parque Independência, no bairro Santa Bárbara.

Na entrada do que pretendia ser o maior festival de metal das Américas, um público revoltado com o atraso. Previsto para iniciar às 10h30, a programação só começou a partir das 15h. O público que comprou ingresso com direito a acampamento no Parque Independência reclamava da estrutura oferecida.

O festival é realizado em parceria com a Lamparina Produções, Negri Concerts e CK Concerts, que anunciaram shows de mais de 47 bandas de metal, entre atrações nacionais e internacionais como Megadeth e Blind Guardian, mas até o meio-dia de ontem, a estrutura da boate El Diablo, uma dos principais espaços do MOA, ainda não estava concluída. Programado para iniciar às 10h30 de ontem, o festival somente iniciou por volta de 15h, com show da banda Exciter e com algumas lacunas na programação do primeiro dia.

Cinco bandas anunciaram o cancelamento de suas participações no festival. As bandas HeadHunter, Terra Prima, Hangar, que deveriam se apresentar ontem, e a internacional Saxon, prevista para domingo, afirmaram ter problemas com a produção do show, entre eles o não pagamento do cachê acordado com as bandas e questões de visto para a entrada no Brasil. Já a inglesa Venom cancelou a participação ainda na quinta-feira (19), mas a justificativa teria sido problemas com vistos para os shows na América do Sul.

Sem informação - Nos portões do Parque Independência não havia placas identificando o evento. Quem chegava para trocar o voucher comprado por meio da internet pelas pulseiras de acesso ao festival teve dificuldades para encontrar o local onde estava acontecendo a entrega dos ingressos.

"A gente tem que andar cerca de 600 metros até este outro local, que tem uma estrutura de três mesas de plástico e três computadores para atender ao público, para conseguir o ingresso de fato. Temos de aguardar nesta fila extensa", disse Juliene Siqueira, que veio de Belém, no Pará, para curtir os shows.

O paranaense Reinaldo Zonta abordou a equipe de O Estado para relatar sua decepção com o evento. "Não tem nenhum tipo de organização, o banheiro está deplorável. Não há serviço de restaurantes e caixas eletrônicos. A segurança é péssima, quem quiser entrar aqui, entra", desabafou ele. A reclamação sobre a ausência de caixas eletrônicos foi repetida por diversas pessoas que confiaram na informação do site oficial do evento, que anunciava uma estrutura que incluía caixas eletrônicos, lago artificial, segurança motorizada, câmeras de monitoramento e stands de tatuagem no evento.

"Está havendo até um abaixo assinado, muitas pessoas já estão falando até em se unir para processar a organização do evento. Tem comida para vender, mas não tem como cozinhar. Tem fios dando curto nos postes. Disseram que haveria caixas 24h e por isso, muita gente não trouxe dinheiro em espécie, somente em conta", declarou o paulista Marcos Chambles.

Profissionais da imprensa de diversos veículos também enfrentaram dificuldades para receber a credencial que lhes daria acesso à cobertura dos eventos. A falta de organização chegou até nos músicos. Às 13h de ontem, os camarins ainda não estavam finalizados e alguns músicos da banda Exciter tiveram que aguardar o momento do show do lado de fora.

Problemas - As queixas maiores vieram dos que estão instalados no camping do evento, que tiveram que pagar uma taxa extra de R$ 100,00 individuais para se hospedar no local. Quem comprou o pacote com camping indoor, que ofereceria maior conforto aos participantes, montou suas barracas nos estábulos.

"Viajar três mil quilômetros para encontrar um camping que funcionaria 24h. Chegamos aqui às 0h da sexta e até 1h não podíamos entrar. Tivemos que praticamente subornar os seguranças. Segurança essa que não é nada garantida. E ninguém da produção aparece para dizer nada", afirmou o paulista Almiro Mota.

Segundo os participantes, o serviço de alimentação do MOA está bastante precário, com funcionamento somente de mercadinhos de lanches e uma churrascaria. De acordo com Marcelo Caio, um dos produtores do evento, foram contratadas empresas para prestar os serviços de higiene, segurança e alimentação do festival. "É para estar tudo certo. O mercadinho está funcionando, o pessoal do camping entrou durante a madrugada, os banheiros estão em funcionamento desde o primeiro dia", afirmou o produtor.

Apesar da enorme quantidade de problemas, o público estava entusiasmado para os shows e vê aspectos positivos na realização do festival. "Não há somente coisas ruins. Apesar dos problemas, dá pra entender porque é a primeira vez que acontece um festival desse porte aqui. Já é legal a iniciativa", ponderou o paranaense Jarel Birck.

Programação - No início da noite de ontem, uma nova polêmica sobre cancelamento de bandas começou a circular na internet. A modelo Shannon Tweed, mulher do músico Gene Simmons, que integra o projeto Rock N Roll All Stars, uma das esperadas da noite de hoje, postou na rede de microblog Twitter que o grupo não ia mais se apresentar no evento. "Supostamente, o promotor local no Brasil não pode ser localizado e por isso não podemos pagar a equipe, músicos, pilotos. Não vamos fazer esse show!", escreveu a modelo.

A produção do evento não confirmou mais este cancelamento. Até o fechamento dessa edição, estavam previstas para hoje uma programação a partir das 11h15. No palco Ronnie James Dio estão previstos os shows da Obskure, Legion of the Damned, Glenn H., Udo, Blind Guardian e Rock N Roll All Stars.

Já no palco Cliff Burton estão agendados os shows de Stress, Korzus, André Matos, Grave Digger e Anthrax. No terceiro palco intitulado El Diablo, foram programados os shows de Expose Your Hate, Ácido, Fetish Dolls e Carro Bomba.

Programação de hoje

Palco Ronnie James Dio

11h15 - Obskure

13h00 - Legion of the Damned

15h30 - Glenn H.

18h00 - Udo

20h30 - Blind Guardian

23h45 - Rock N Roll Allstars

Palco Cliff Burton

12h00 - Stress

14h15 - Korzus

16h45 - André Matos

19h15 - Grave Digger

22h00 - Anthrax

Palco El Diablo

11h15 - Expose Your Hate

12h00 - Ácido

Após Rock N Roll Allstars: Fetish Dolls e Carro Bomba

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.