Teatro

Martha Medeiros por Ana Beatriz Nogueira

'Tudo que eu queria te dizer' em cartaz hoje e amanhã no Teatro Arthur Azevedo.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

Com texto de Martha Medeiros e interpretação de Ana Beatriz Nogueira, será encenada hoje, às 21h, e amanhã, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Centro), a peça Tudo que eu queria te dizer. Com direção de Victor Garcia Peralta, a montagem está em turnê nacional por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura.

A partir do romance homônimo da escritora gaúcha Martha Medeiros, Ana Beatriz Nogueira e Victor Garcia Peralta montaram a comédia romântica cuja estreia ocorreu em junho 2010. Em entrevista a O Estado, a atriz explicou as circunstâncias da criação do espetáculo. “Na verdade, a Martha Medeiros é que me escolheu. Esse projeto, de início, não era uma produção minha, eu era atriz convidada. Também não era um monólogo, eram dois atores (um casal). Com o tempo, virou monólogo e com mais um pouquinho de tempo, uma produção minha”, disse Nogueira.

Sobre o palco a atriz apresenta seis personagens às voltas com situações de suas vidas. Uma mulher anuncia ao marido que vai deixá-lo por um homem que visualizou num sonho; uma senhora faz um comovente desabafo sobre os desprazeres da idade avançada para o seu amado, que já morreu; uma terapeuta de casais desnuda o amor que sente pela paciente; e uma amiga pede socorro à outra, com medo de que a visão de uma cartomante sobre a sua morte venha a se concretizar. Esses são alguns dos relatos das cartas selecionadas do livro por Ana Beatriz Nogueira e Victor Garcia para compor o espetáculo. “A escolha das cartas foi feita por mim e pelo diretor. Curiosamente, de início combinamos escolher cada um em sua casa e depois discutir e trabalhar as diferenças. Quando nos encontramos havíamos escolhido as mesmas cartas”, relembrou a atriz.

Sobre a composição das personagens, Ana Beatriz Nogueira explica que o trabalho é mostrar cada uma dessas mulheres ao público sem nenhum recurso além da interpretação. “Com uma única roupa neutra e uma cadeira, elas existem e estão lá no palco e na imaginação de cada um na plateia. Eu me identifico com todas”, comentou.

Circulação - A peça estreou em setembro de 2010 no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, e cumpriu temporada de quatro semanas, sempre com as sessões lotadas. Em novembro do mesmo ano o espetáculo seguiu para o Teatro Clara Nunes, também no Rio de Janeiro, com sucesso de público.

Logo em seguida a peça foi levada a sete cidades gaúchas e também excursionou em cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Em 2012, o espetáculo sai do eixo Sul e Sudeste do Brasil e chega ao Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Depois de São Luís, a atriz seguirá em temporada para Fortaleza (dias 21 e 22), Manaus (28 e 29), Brasília (5 e 6 de maio), Salvador (12 e 13 de maio) e Goiânia (19 e 20 de maio).

Sobre a apresentação no Maranhão, Ana Beatriz Nogueira diz que espera que o público receba o espetáculo de forma positiva. “Espero que o público maranhense receba tão bem a peça quanto o público dos lugares onde nos apresentamos. Seria uma alegria imensa para mim. Eu adoro esse trabalho. São 58 minutos e o texto da Martha é um bálsamo”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.