Dicas de Páscoa

Oito filmes para se ver na Páscoa, por Márcio Sallem

De Chocolate a Paixão de Cristo, confira grandes filmes listados pelo crítico.

Márcio Sallem

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

Páscoa combina com repouso rodeado da família, reflexão espiritual e meditação religiosa ou apenas com muito chocolate. A Semana Santa também tem tudo a ver com cinema. Por isso, elaboramos uma seleção de oito filmes com tudo a ver com as inúmeras faces do período pascoal.

1. A Paixão de Cristo (2004)

Mel Gibson retratou as últimas horas de Jesus Cristo antes do calvário numa angustiante e chocante jornada de crueldade e violência explícita nunca antes testemunhada. Recomendado apenas para os corações mais fortes.

 Paixão de Cristo
Paixão de Cristo

2. A Última Tentação de Cristo (1988)

Igualmente controverso, Martin Scorsese apresentou a história de Cristo longe da visão dos Evangelhos da Bíblia. Baseado no livro de Nikos Kazantzakis, ele mostrava um Jesus de Nazaré falível, tentado pelo mundo ao seu redor e atormentado pelo peso do seu sacrifício vindouro.

 A Última Tentação de Cristo
A Última Tentação de Cristo

3. O Príncipe do Egito (1998)

Páscoa não é exclusivamente cristão e o judaísmo o celebra por motivos completamente distintos, a fuga do povo escravo do Egito da tirania do faraó Ramsés. Esta ótima animação da Dreamworks acessível a todas as idades introduz a história do príncipe Moisés, a descoberta de sua origem, a rixa com seu irmão Ramsés, as pragas do Egito e, ultimamente, a icônica repartição do Mar Vermelho.

 O Príncipe do Egito
O Príncipe do Egito

4. Hop - Rebeldes sem Páscoa (2011)

Já que citamos animações, o estúdio de Meu Malvado Favorito e O Lorax realizou o descartável filme do coelhinho da Páscoa. Nele, E.B. é o jovem coelho herdeiro do legado de distribuir guloseimas para as crianças, mas ele só quer saber de tocar guitarra. Dentre outras artimanhas que ele apronta ao pisar na terra, está o hábito de soltar jujubas... não queira saber como.

 Hop - Rebeldes sem Páscoa
Hop - Rebeldes sem Páscoa

5. Chocolate (2000)

Bem mais doce é o delicioso e sedutor trabalho do sueco Lasse Hallstrom indicado a 5 Oscars. Nele, Juliette Binoche é uma mulher que abre uma loja de chocolates em um vilarejo conservador e avesso a inovações. Ok, embora essa fábula estrelando Johnny Depp não tenha nada de pascoal, a menção ao chocolate deu água na boca, então espere para ver os próximos dois filmes da lista...

 Chocolate
Chocolate

6. A Fantástica Fábrica de Chocolates (1971)

A versão original é um clássico que além de dar ótimas lições de vida para pequenos, tem um Gene Wilder inspirado, bondoso e gentil na pele do icônico Willy Wonka.

 A Fantástica Fábrica de Chocolates
A Fantástica Fábrica de Chocolates

7. A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005)

Já a versão do mesmo personagem interpretada por Johhny Depp na refilmagem comandada por Tim Burton parece bizarramente inspirado em Michael Jackson - o que não é uma boa ideia em um filme infantil. E, embora Wonka seja aqui mais cruel, rancoroso e ansioso por ver os jovens falharem, certos elementos permanecem intactos e o design de produção é genial como de praxe na obra de Burton.

 A Fantástica Fábrica de Chocolates
A Fantástica Fábrica de Chocolates

8. Desfile de Páscoa (1948)

Voltando as décadas áureas de Hollywood dos grandes musicais, a dupla Judy Garland e Fred Astaire protagonizam esse romance de dança em período pascoal o que é um convite para os apaixonados por clássicos.

 Desfile de Páscoa
Desfile de Páscoa

9.Donnie Darko (2001)

Não tem absolutamente nada a ver com o espírito pascoal, mas, bem, tem um coelho no meio da narrativa. Uma obra-prima de Richard Kelly sobre loucura e psicopatia mais adequada àqueles avessos às sugestões desta lista. Desejamos a todos nossos leitores uma ótima Páscoa!

 Donnie Darko
Donnie Darko

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.