Gênio

Garoto de 19 anos chama atenção ao criar smartphones

Javier Aguera fabrica para fanáticos por tecnologia e chama atenção do mundo.

Techtudo

- Atualizada em 27/03/2022 às 12h25

Javier Agüera, mesmo tendo apenas 19 anos, criou uma empresa que fabrica celulares destinados aos fanáticos por tecnologia. Os smartphones da GeeksPhone são desenvolvidos com foco no consumidor que se classifica como geek e, sobretudo, não abre mão da liberdade e do baixo custo.

Até aqui, a empresa de Agüera tem o smartphone GP1, modelo simples voltado para o mercado de entrada. O jovem planeja, no entanto, voos mais ambiciosos para a GeeksPhone ainda em 2012: "esperamos vender nosso modelo de desempenho antes do verão". O modelo citado por ele é o GP2.

A ideia de Agüera em criar seus próprios smartphones nasceu há três anos, quando ele percebeu que nenhuma opção do mercado oferecia o que ele precisava. Além de caros, os produtos disponíveis não o agradavam.

Essa centelha de qualidade e tecnologia se mantém até hoje, mesmo com as necessidades comerciais da GeeksPhone. "É possível fazer um celular de alto desempenho sem cobrar uma fortuna por ele", disse em entrevista ao jornal El País. E o jovem parece ter acertado no prognóstico: 30% das vendas da GeeksPhone vêm do exterior.

Javier Agüera é visto como uma estrela no futuro da tecnologia. O MIT (Instituto Tecnológico de Massasshusets) o classificou como um dos talentos de menos de 35 anos de idade capazes de mudar o futuro da tecnologia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.