Música

Rock: as bandas internacionais do momento.Ouça!

Apesar de não serem populares nas rádios, bandas que vão do Soul ao Garage Rock fazem bastante sucesso ao redor do mundo e na internet. Confira!

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h25

Há vinte anos, bandas como Nirvana e Pearl Jam despontavam nas rádios do mundo todo. “Smells Like a Teen Spirit” se tornaria um dos grandes hinos do rock mundial e “Alive” abriria as portas para diversas bandas grunges que viriam nos anos 90.

No fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000, o funk rock do Red Hot Chilli Peppers (catapultado pelo sucesso de “Californication” de 1999), o rock psicodélico do Radiohead (sucesso nas rádios graças a “Fake Plastic Trees”) e o rock de estádio do U2 (que ganhou diversos hits com “All That You Can’t Leave Behind”, de 2001) dividiam espaço com o pop (Backstreet Boys, Britney Spears) e o rap (Usher, Missy Elliott).

Atualmente, algumas bandas ainda se sobressaem (como o Foo Fighters), mas o espaço para o rock, principalmente o internacional, está cada vez mais difícil nas rádios. Algumas bandas de “rock” voltaram seus sons a um apelo cada vez mais pop, tornando a audição difícil para os veteranos do rock. Exemplo disso são as músicas do Coldplay, Simple Plan e Evanescence.

Conheçam algumas bandas que fazem bastante sucesso na internet e em rádios pelo mundo, e fique por dentro do que de melhor rola no rock internacional:

Florence & The Machine

Após lançar diversos hits em 2009 com o disco “Lungs” (“Dog Days Are Over”, “Kiss With a Fist”, entre outros), Florence Welch, a voz por trás do Florence & The Machine, retorna em 2012 com “Cerimonials”, mesclando pitadas de indie rock com folk e soul. Ouça “Shake It Out”, segundo single de divulgação do disco:

The Black Keys

Se você gosta de escutar o baixo nas músicas, melhor não escutar esta dupla americana de blues rock. Ou escute, e você conhecerá boas músicas que podem sair na ausência do baixo. Apesar de tornarem-se populares nos últimos anos (devido o sucesso do álbum “Brothers”), os americanos já estão em seu sétimo disco de estúdio. Conheça a vigorosa “Lonely Boy”, do disco “El Camino”, lançado no final do ano passado:

Rise Against

Veteranos das paradas musicais nos EUA, o Rise Against surgiu em uma época em que o nu metal ditava as regras no rock mundial. Semelhante a bandas como Staind e Chevelle, o Rise Against se diferencia por ter faixas mais ágeis e rápidas, assemelhando-se ao punk rock. Confira “Satellite”, terceiro single de trabalho do quarteto, do último disco “Endgame”:

Shinedown

Há mais de dez anos tocando em cidades dos Estados Unidos, o Shinedown, banda liderada por Brent Smith, tem ganhado bastantes fãs por todo mundo desde o disco de estréia do grupo “Leave A Whisper”, de 2003. Em 2008, o single “Second Chance” chegou ao top 10 da Billboard e divulgou ainda mais a banda, que já estava em seu terceiro e mais famoso disco, “Sound Of Madness”. Prestes a lançar um novo disco, chamado “Amaryllis”, a banda divulga no momento o single “Bully”, que já domina as paradas internacionais de rock. Confira:

Sleeper Agent

Por conta dos vocais animados de Alex Kandel, o Sleeper Agent ganhou notoriedade em 2011 com o single “Get It Daddy”. Apesar de já terem lançado vários álbuns de estúdio, somente em seu quarto disco (“Celebrasion”) o grupo norte-americano de Kentucky conseguiu reconhecimento. Formada por seis integrantes, a banda está atualmente divulgado o álbum nos circuitos de rock alternativo dos Estados Unidos. Conheça “Get It Daddy”:

Cage The Elephant

Prestes a embarcar no Brasil para tocar no Lollapalooza em Abril, a banda de rock estadunidense Cage The Elephant é reconhecida pelos críticos musicais como a “renovação do rock dos anos 90”. Lembrando grupos como Pavement e Blur, o grupo chegou ao topo das paradas rock nos Estados Unidos com o single “Ain’t No Rest For The Wicked”, que antes das rádios, já explodia na internet. Depois de vários singles de sucesso, o quarteto se prepara para mais um: “Aberdeen”, do mais recente disco “Thank You Happy Birthday”. Ouça:

The Joy Formidable

Os londrinos do The Joy Formidable lançaram vários EPs antes do seu primeiro disco de estúdio, que viria em 2011, chamado “The Big Roar”. O trio ganhou popularidade na internet com a faixa “Whirring”, lançada no EP de 2009 (“A Ballon Called Moaning”). Relançada no primeiro álbum, a faixa proporcionou ao trio o reconhecimento do grande público europeu, ganhando comparações com Smashing Pumpkins e Garbage. Confira o mais recente single do grupo, “A Heavy Abacus”:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.