Baile de Gala

Baile à fantasia com Neguinho da Beija-Flor e o Bicho Terra

Também dividirão o palco a banda paulista Studio 4 e os cantores Ana Torres e Pepê Júnior e banda.

Imirante e jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 12h26

Todas as atenções se voltam na noite de hoje, a partir das 22h, para o Baile de Gala do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado nos salões do Pestana São Luís Resort Hotel, no Calhau. A renda da festa será revertida para os projetos do Voluntariado de Obras Sociais (VOS).

O evento é um dos mais esperados da folia maranhense, já que os foliões revivem os tempos áureos do Carnaval de salão, com a criatividade de suas fantasias.

Este ano, a atração mais esperada é o sambista carioca Neguinho da Beija-Flor, que já chegou a São Luís e marcará presença com suas mulatas e o casal principal de mestre sala e porta bandeira da agremiação azul e branco, Selminha Sorriso e Claudinho, que farão uma espécie de ensaio geral de coreografia para o espetáculo de dança que levarão para a Marquês de Sapucaí, durante o desfile da Beija-Flor de Nilópólis, na madrugada da Segunda-Feira Gorda, em homenagem ao aniversário de 400 anos de São Luís.

Além deles, estarão no palco o Bicho Terra, a banda paulista Studio 4 e os cantores Ana Torres e Pepê Júnior e banda. Pepê Júnior se apresentará ao lado de sua parceria de palco, Ailana Lee, e Ana Torres terá acompanhamento da banda Studio 4, como fez no Almoço do PH Revista.

Desde o início desta semana, a designer Cíntia Klamt Motta está debruçada sobre o trabalho de ambientação dos salões do hotel, que receberão decoração alusiva aos carnavais maranhenses de todos os tempos. Nesse sentido, não será surpresa para os foliões se depararem com as máscaras de fofão e outros elementos exclusivos do jeito maranhense de brincar o Carnaval.

Segundo Pergentino Holanda, que está à frente da organização, detalhe importante é que os foliões compareçam fantasiados, para que a festa fique ainda mais bonita.

“As fantasias são fundamentais para que a proposta do baile seja 100% positiva, afinal é Carnaval e vale usar da criatividade para aproveitar a festa em clima de alegria. Estejam certos de que o Baile de Gala do Maranhão 2012 será o mais bonito de todos os tempos”, disse Pergentino Holanda.

Antigos carnavais - Além das fantasias - recomenda Holanda -, os foliões podem optar pelas misteriosas máscaras, que muito sucesso fizeram nos carnavais de outrora no Maranhão, durante as festas populares, até sua proibição nas eleições de outubro de 1965, conforme pesquisa do imortal Benedito Buzar.

“O povo de São Luís, depois de muitos anos sem eleger o seu prefeito, voltou a ter o direito de escolhê-lo, graças à iniciativa do deputado federal Epitácio Cafeteira, que se beneficiou da situação, elegendo-se para a prefeitura da capital maranhense. Sem que a população imaginasse, Cafeteira anunciou a assinatura de um decreto, proibindo a realização dos bailes de máscaras, sob a justificativa de que os mesmos ocorriam em ambientes que não possuíam associados legalmente”, relembrou Buzar.

Nos bailes de máscaras, as mulheres, principalmente, encobriam o rosto para causar mistérios, como uma espécie de fetiche. A noite de hoje, segundo Pergentino Holanda, é uma ótima oportunidade para reviver esses bailes, que ainda encantam muita gente. “Se o Carnaval nunca morreu, vamos ressuscitar os bailes à fantasia e de máscaras também, que deixam a festa ainda mais bonita e sensual”, disse Holanda, acrescentando que o baile à fantasia é uma homenagem ao passado de São Luís

Ingressos

Para ter acesso ao baile, os ingressos, individuais ou mesas com direito a 15 passaportes, podem ser adquiridos na recepção do hotel. O ingresso dá direito a todas as mordomias da festa, incluindo banquete, coquetel, água, refrigerante, uísque, e espumante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.