Beleza

'Uma boa maquiagem é melhor que Photoshop', diz Fernando Torquatto

Para que a maquiagem dê certo é preciso correr riscos e ter bons amigos.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h27

Para que a maquiagem dê certo é preciso correr riscos e ter bons amigos. Testar cores e texturas é fundamental nesse processo de autoajuda visual. Antes de sair de casa, porém, vale recorrer a uma opinião segura. A recomendação é do maquiador das modelos e famosas, Fernando Torquatto.

“Maquiagem é tentativa, erro e feedback de alguém que goste de você. É preciso ter sempre alguém de confiança por perto. Uma aplicação bem feita é melhor do que qualquer correção em programas de imagens como o Photoshop”, defende ele, durante evento no São Paulo Fashion Week.

Torquatto ainda compara tal capacitação com o aprendizado na cozinha. Quem deseja fazer delícias gastronômicas também precisa de coragem e boas cobaias. “Um dia fica péssimo, outro, uma maravilha. O mesmo ocorre com a maquiagem e a moda. Prefiro aqueles que investem sem medo de errar aos que mantém um visual apático sempre.”

Com a demanda de materiais e tutoriais nos programas de TV ou em sites na internet, a maquiagem tornou a moda mais acessível e democrática. Basta ter um pouco de bom senso (ou mãos leves) para que os produtos reafirmem os pontos fortes do rosto e camuflem as insatisfações genéticas.

Na visão do especialista, quem domina bem os pinceis consegue, ainda, corrigir qualquer problema de falta de estilo na vestimenta. “É uma forma de estar dentro da moda sem precisar de grandes recursos. Basta caprichar no brilho, que é uma conquista feminina importante, e optar por uma roupa simples, como um vestido preto.”

A modelo Ana Claudia Michels, uma das tops a desfilar para a marca de cosméticos O Boticário, lamenta que no Brasil, apenas a maquiagem tenha alcance popular. “Roupa e desfile são feitos para pessoas comuns, para o grande publico comprar. Aqui ainda não temos essa cultura, mas a maquiagem não deveria ser o único canal de acesso, como não é lá fora”, filosofa.

Sem poucos conflitos com o espelho, a atriz Carolina Ferraz acredita que a maquiagem é uma expressão artística individual e de massa. “Hoje toda mulher pode ter acesso a bons produtos que a deixem mais segura e valorizada.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.