Dicas

Veja aqui três passos para uma pele saudável

Na Mira, com informações da asessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h32

Quem não almeja ter uma pele viçosa e que transpareça saúde? Com cuidados diários e boa alimentação, é possível driblar a vilã do rosto saudável: a acne. Os cravos e espinhas, tão comuns na juventude, podem ser prevenidos com passos simples.

Pensando nesses cuidados, a empresa Natura relança a linha Natura Faces Rosto. A linha foi totalmente reformulada e os produtos ganharam novas embalagens, que indicam os três passos do cuidado diário: limpeza, tonificação e hidratação. As fórmulas são reforçadas com ácido salicílico, agente fundamental no tratamento de peles oleosas e com acne. E a nova fragrância tem caminho olfativo refrescante, à base de groselha preta, folhas de tomate, maçã, jasmim, muguet, âmbar e musk.

A linha Natura Faces Rosto contém cinco produtos, que combatem o excesso de oleosidade da pele: Sabonete Antiacne Limpeza Profunda; Loção Adstringente Antiacne; Hidratante Antiacne Livre de Óleo FPS 15; Hidratante Antiacne Noite; e Sabonete Esfoliante Cuidado especial.

Abaixo, a dermatologista e consultora médica da Natura, Raquel Toyota, esclarece possíveis dúvidas que surgem quando o assunto é acne. E, para facilitar o uso dos produtos, Natura Faces indica os três passos de tratamento antiacne.

Pingos nos is:

O que é a acne e o que a provoca? Raquel Toyota, dermatologista e consultora médica da Natura: A acneé uma doença de pele muito frequente, gerada pela obstrução dos folículos pilossebáceos (poros), pelo excesso de sebo produzido e também pelo estreitamento e obstrução da abertura do folículo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas.

2. A acne difere conforme a idade? Por que ela surge com maior incidência na puberdade? Raquel Toyota : A acne é uma doença com uma evidente predisposição genética e suas manifestações dependem dos hormônios sexuais. Por essa razão, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos, atingindo a maioria dos adolescentes de ambos os sexos. A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase. Este quadro é mais frequente nas mulheres.

3. Por que é importante higienizar diariamente a pele? Basta lavá-la com sabonete comum ou o tratamento requer produtos específicos para a limpeza? Raquel Toyota: Limpar a pele é muito importante, pois o acúmulo de sebo, sujeira e de “células mortas” na pele, facilitam o aparecimento de lesões de acne, contribuindo para a piora do quadro. O ideal é utilizar sabonetes adequados para a pele do rosto e com ativos que facilitem a remoção da oleosidade excessiva.

5. O uso do adstringente faz diferença na limpeza diária? Raquel Toyota: O adstringente complementa a limpeza da pele, retirando resíduos difíceis de eliminar e que possam ter restado de produtos de limpeza. O adstringente ainda fecha temporariamente os poros, ajudando a controlar a oleosidade da pele.

5. Mesmo tendo a pele oleosa, o uso de hidratantes é recomendado? Raquel Toyota: Sim, muitas vezes a pele mesmo sendo oleosa necessita de hidratação. Para isso, são recomendados hidratantes em veículos leves, que não piorem a oleosidade da pele como as loções livres de óleo, emulsões leves e fluidas e os géis.

6. Qual a função do ácido salicílico na prevenção da acne? Raquel Toyota: O ácido salicílico é capaz de promover a desobstrução dos poros, permitindo a saída do excesso de sebo e a diminuição do tamanho do poro.

7. O sabonete esfoliante é indicado para quem tem acne? Raquel Toyota: O sabonete esfoliante ajuda a desobstruir os poros (folículos pilossebáceos) da pele, ajudando a prevenir a formação de comedões (cravos).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.