Dicas

Dê adeus à pele oleosa!

ExtraExplica

Atualizada em 27/03/2022 às 12h33

Quem tem pele oleosa sabe o transtorno que o excesso de gordura causa. Além de prejudicar a aparência, a oleosidade abre portas para cravos e espinhas na chamada “zona T” do rosto (testa, nariz e queixo). Veja as recomendações da dermatologista Cristiane Braga e coloque em prática alguns cuidados necessários para combater o problema:

Escolha os produtos certos

Na farmácia, escolha sabonetes específicos para combater a olesidade da pele. Basta observar na embalagem, ou perguntar ao farmacêutico se o produto é derivado de ácido retinóico.

Usado diariamente, o sabonete à base de ácido retinóico reduz a produção de sebo facial.

Limpe e tonifique sua pele diariamente

A pele oleosa é mais sensível do que parece. Por isso, a limpeza diária deve ser realizada com produtos que retirem o sebo em excesso, mas que não acabem com a proteção natural da pele. Um tônico pode ser utilizado à noite, para completar a limpeza facial. Evite produtos muito ásperos ou com álcool na fórmula.

Use um protetor solar em gel

Além do sabonete específico (citado anteriormente) e do tônico facial, proteja sua pele com um protetor solar em gel, mais indicado para peles oleosas. Antes de cada aplicação, lave o rosto somente com água e enxugue com um papel toalha, que absorve um pouco a oleosidade da pele.

A cada quatro horas, aplique sobre a pele uma camada de protetor solar.

Prefira maquiagens à base de água

As pessoas de pele oleosa podem usar maquiagem – desde que seja à base de água (e não de óleo), e com efeito matte (toque seco). A utilização das maquiagens tradicionais, feitas à base de óleo, tornam a pele ainda mais oleosa e facilitam o aparecimento de espinhas.

As maquiagens à base de água contêm substâncias que absorvem o excesso de oleosidade.

Tome alguns cuidados extras

Se você tem a pele oleosa, evite alimentos gordurosos como queijos amarelos, chocolates, castanhas, doces à base de creme de leite, manteigas e frituras. Evite também temperaturas muito elevadas, saunas e exposição prolongada ao sol. Calor e gordura em excesso deixam a pele mais oleosa.

Consulte sua dermatologista

O tratamento da pele oleosa é mais delicado do que o da pele normal. Consulte sua dermatologista pelo menos a cada quatro meses para agendar limpezas de pele e outros tratamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.