Destituída

Polêmica envolve o título de Miss Maranhão

Oton Lima /Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 13h18

Depois que o blog de Daniel Matos, do Imirante, deu uma nota, nesta terça-feira (28), anunciando que a representante do Maranhão no Concurso Miss Brasil havia sido substituída, uma grande polêmica se abriu em torno do episódio. De um lado, a versão da destituída, que se diz injustiçada. Do outro, a justificativa do organizador local do evento para a troca da titular pela segunda colocada. Na Mira ouviu as duas partes do imbróglio, na tentativa de encontrar um denominador comum para o caso.

Senão, vejamos. A funcionária publica Louisse Freire, 19 anos, que venceu recentemente o concurso de Miss Maranhão, declarou que ficou sabendo de sua substituição pelo blog. Segundo ela, essa história toda começou na última quarta (22), quando foi marcada uma prova de traje típico que ela não pôde comparecer, por causa uma infecção urinária, que a teria feito baixar no hospital. O compromisso foi remarcado para o sábado (25). No dia em questão, após esperar 40 minutos, Louisse acabou não experimentando roupa alguma. No entanto, ouviu algumas insinuações de que sua aparência não estava boa e de que parecia pálida. No domingo (26), teria sido exigido um laudo do seu estado de saúde, como parte de exigências da organização do concurso. Ela teria atendido ao pedido ainda no mesmo dia – à noite, ela teria enviado um atestado de suas boas condições. A veracidade deste atestado teria sido questionada. Para não dar abertura, a ex-Miss teria ido a outro hospital, na segunda (27), para refazer o tal exame e comprovar seu perfeito estado para participar do concurso. O resultado ficou para ser entregue nesta terça (28), às 11 horas. Este exame não foi entregue porque, antes da hora combinada, Louisse ficou sabendo que não iria mais para São Paulo. Quem embarcaria para lá, na madrugada desta quarta (29), para os ensaios do concurso Miss Brasil 2009, que acontece dia 9 de maio, seria Thaís Portela, segunda colocada no “Miss Maranhão”. Ela não teria sido comunicada nem esclarecida dos reais motivos que levaram à sua substituição. Louisse já acionou advogados para auxiliá-la diante da situação.

Já o organizador do concurso Miss Maranhão, o fotógrafo Márcio Prado, conta o episódio de outra maneira. Ele a substituiu para não burlar um requisito primário do “Miss Brasil”, que exige que o produtor estadual mande sua candidata em perfeito estado de saúde. Sem uma documentação rígida que garanta isso, a titular é imediatamente restituída do posto. Além disso, Louisse teria cometido outras falhas. Nem o contrato de Miss Maranhão ela teria assinado. Portanto, ele teria agido da maneira mais acertada possível.

Bem, resta agora saber como vai terminar essa novela...

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.